segunda-feira, 4 de junho de 2012

Educação Infantil celebra o "Dia Internacional do Brincar"

        Há alguns anos o mês de maio tem sido consagrado à comemoração da brincadeira e a valorização do brincar em alguns países da Ásia, da Europa e da América do Sul, incluindo o Brasil.
       Tais comemorações concentram-se, sobretudo, no dia 28 de maio, fazendo com que esta data seja cada vez mais conhecida como o “Dia Internacional do Brincar”. O objetivo desta data é resgatar e incentivar o brincar na infância e trazer a reflexão sobre a importância da brincadeira como momento de criação cultural e humana por excelência.
       O brincar é natural na vida das crianças e instigam um intercambio entre o real e o faz de conta, transformando de forma prazerosa as aprendizagens e experiências adquiridas. A brincadeira faz parte do seu cotidiano e se define como prazerosa e espontânea. Ao movimentar o corpo, a criança inventa e, assim, constitui o seu “eu”, sua imaginação e seus pensamentos. Quanto maior for a qualidade do brincar maior será o desenvolvimento cognitivo.
      Desta forma, as Educações Infantis das Escolas Municipais de Erechim mobilizaram-se frente a importância do brincar, criando espaços e atividades diversificadas para comemorar a data. Foram realizadas atividades como contação de histórias, teatro, gincana, construção e doação de brinquedos, recreção, jogos, brincadeiras livres e dirigidas.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário