No
mês
de
abril
trabalhamos
o
subprojeto
“Eu
e
o
Outro”,
onde
destacamos
que
a
Educação
Infantil
é
um
período
em
que
conceitos
e
valores
sobre
a
vida
começam
a
ser
construídos,
em
que
aos
estudantes
precisam
entender
que
são
diferentes
uns
dos
outros
e
que
essa
diversidade
decorre
de
uma
ideia
de
complementaridade.
À
escola
cabe
o
papel
de
facilitar
esse
processo,
possibilitando
ações
que
permitam
o
reconhecimento
da
história
de
vida
de
cada
criança.
É
desejável
resgatar
a
importância
de
seus
atos
e
atitudes
no
processo
de
construção
de
sua
própria
história,
estimulando
sempre
a
sua
autoestima.
Através
de
atividades
lúdicas
e
do
imaginário
da
criança
é
possível
colaborar
para
afirmação
de
sua
identidade.
Bem
como
vivenciando
experiências
necessárias
para
a
construção
de
sua
história
de
maneira
saudável,
permitindo
diferenciar-se
do
outro
considerando
e
respeitando
as
diferenças
de
cada
ser. Ainda afirmamos que conhecer o próprio corpo
possibilita que as crianças tenham condições de interagir com ele
de modo coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a
construção de uma imagem positiva de si mesmo aprendendo a conviver
e a respeitar as diferenças.
Mas, para que isso aconteça, o
ambiente escolar precisa se transformar em um ambiente de
aprendizagem da diversidade que estimule as crianças a buscar suas
próprias histórias e a conhecer as origens dos colegas. Estimulando
a participação das crianças em atividades que envolvam valores,
tolerância às diferenças, regras de convivência, identidade e
autoestima.
Para encerrar este subprojeto, as
professoras da EMEI Lucas Vezzaro prepararam diversas atividades,
tais como: Teatro de varetas, confecção do Elmer Gigante, montagem
do boneco de frutas, entre outras, muito divertidas!
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