segunda-feira, 13 de maio de 2013

Eu e o Outro


No mês de abril trabalhamos o subprojetoEu e o Outro, onde destacamos que a Educação Infantil é um período em que conceitos e valores sobre a vida começam a ser construídos, em que aos estudantes precisam entender que são diferentes uns dos outros e que essa diversidade decorre de uma ideia de complementaridade. À escola cabe o papel de facilitar esse processo, possibilitando ações que permitam o reconhecimento da história de vida de cada criança. É desejável resgatar a importância de seus atos e atitudes no processo de construção de sua própria história, estimulando sempre a sua autoestima. Através de atividades lúdicas e do imaginário da criança é possível colaborar para afirmação de sua identidade. Bem como vivenciando experiências necessárias para a construção de sua história de maneira saudável, permitindo diferenciar-se do outro considerando e respeitando as diferenças de cada ser. Ainda afirmamos que conhecer o próprio corpo possibilita que as crianças tenham condições de interagir com ele de modo coerente, reconhecendo suas sensações, promovendo a construção de uma imagem positiva de si mesmo aprendendo a conviver e a respeitar as diferenças.
Mas, para que isso aconteça, o ambiente escolar precisa se transformar em um ambiente de aprendizagem da diversidade que estimule as crianças a buscar suas próprias histórias e a conhecer as origens dos colegas. Estimulando a participação das crianças em atividades que envolvam valores, tolerância às diferenças, regras de convivência, identidade e autoestima.
Para encerrar este subprojeto, as professoras da EMEI Lucas Vezzaro prepararam diversas atividades, tais como: Teatro de varetas, confecção do Elmer Gigante, montagem do boneco de frutas, entre outras, muito divertidas!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário