segunda-feira, 18 de abril de 2016

Família e escola: um encontro dialógico
No dia 07 de abril a Equipe de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem da EMEI São Cristóvão desenvolveu um encontro com pais dos estudantes do Pré B, dentro do projeto que será desenvolvido durante esse ano “Família e Escola: um encontro dialógico”, com o objetivo de desenvolver uma conversa sobre os temas: Alfabetização e Autonomia.
O encontro começou com a fala da diretora Simone Marli Trzimajewski, que deu as boas vindas aos pais e falou da importância daquele encontro. Em conseguinte, as professoras de apoio Josiane Rossi Schelski e Veridiana Carla Ribicki, desenvolveram uma dinâmica com balões, buscando refletir a importância e necessidade da escola e família serem parceiras na vida escolar das crianças. A dinâmica teve como objetivo também, a interação dos pais, para que os mesmos pudessem sentir-se bem e participar ativamente do encontro.
Durante a conversa sobre traumas da alfabetização, foram elencadas dicas para os pais de como podem fazer para ajudar no processo. Entre elas citamos: ler para crianças e perto das mesmas para gerar interesse, contar histórias, disponibilizar materiais como jornais, gibis, panfletos de lojas, estimular a leitura gestáltica, brincar e jogar jogos com as crianças, etc.
Quanto ao tema autonomia, discutiu-se a angústia dos pais em fazer tudo pelos filhos pela praticidade e zelo excessivo. Entre outras estratégias citou-se a importância de deixar a criança assumir pequenas tarefas em casa.
Foi uma conversa muito produtiva, onde a participação dos pais nas discussões foi essencial de extrema importância para o sucesso do encontro.
Para finalizar, passou-se a mensagem “Pedido de uma criança aos pais”, onde a partir da sua leitura, os pais puderam refletir sobre suas ações e foi entregue um mimo aos participantes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário