terça-feira, 21 de junho de 2016

Pré B da EMEI São Cristóvão desenvolve atividade:
Aprender, brincar e conhecer

Professora: Shayana Bittencourt
Nível: Pré B II


Ao decorrer do subprojeto 03: “O equilíbrio do malabarista” nossa escola desenvolveu as seguintes temáticas com os estudantes, alimentação, higiene e os cinco sentidos, onde com brincadeiras o aprender foi se desenvolvendo significativo e prazeroso para os estudantes e para a professora neste subprojeto.
A atividade que despertou maior interesse nos estudantes do Pré B II ao longo deste subprojeto foram as atividades explorando, instigando e experimentando os 5 sentidos.
Aproveitando o conteúdo deste subprojeto “Os cinco Sentidos”, ao trabalharmos o sentido da visão, iniciamos o trabalho com a história “O menino que via com as mãos” de autoria de Alexandre Azevedo, onde realizamos toda uma exploração oral da mesma com os estudantes, onde eles levantaram ideias e questionamentos sobre a história. Após todos esses questionamentos aproveitamos para desenvolver a questão do BRAILE com os estudantes, já que em sala de aula temos uma estudante que tem um irmão com deficiência visual, e que outro estudante convive em seu trajeto de micro com outra criança também deficiente visual.
Os estudantes demonstraram bastante curiosidade, também exploramos a locomoção, acessibilidade, o piso tátil da escola, brincadeiras e conhecimento de mundo da pessoa que é deficiente visual, também tiveram destaque em nossas atividades em sala de aula.
Contamos com a ajuda da professora do AEE da escola, Andrea Ceni, que na Sala Multifuncional, mostrou diversos materiais que as crianças cegas podem usar, e a evolução dos materiais da escrita em BRAILE para as pessoas com deficiência visual, desde da máquina de escrever até programas de computador, e leitores de livros digitais.
Trabalhamos também a punção da letra inicial do nome de cada estudante logo após fizemos a brincadeira de tentarmos adivinhar de quem pertencia determinada letra feita com a punção com os olhos vendados. Além de explorar o material emprestado pela professora do AEE, um alfabeto para quem enxerga e que logo abaixo podemos tocar as letras em BRAILE, material que os estudantes adoraram, também tivemos a oportunidade de conhecer livros literários com a escrita em BRAILE e vários jogos para as crianças com deficiência visual que a sala de AEE de nossa escola possui, os estudantes ficaram encantados e ainda mais curiosos sobre o tema.











Nenhum comentário:

Postar um comentário