INFÂNCIA, ARTE E NATUREZA
Samara, Alexandra e Ivanilde1
Temos que reconhecer o quanto
a Natureza é necessária à criança para que haja afirmação de
vida e crescimento. Não se pode então pensar em educação,
Educação
Verdadeira, se a
criança está afastada de seu verdadeiro habitat. (BARBIERI, 2012,
p. 116)
As crianças vivem intensamente cada momento, desejam manipular,
experimentar, vivenciar e descobrir, sendo a natureza uma fonte
inesgotável de experiências e recursos que ampliam as
possibilidades de exploração e criação.
Nesse sentido, as professoras do Pré A da EMEI Estevam Carraro,
tomando a natureza como um “universo de possibilidades a serem
observadas e investigadas, a serem brincadas” (BARBIERI, 2012, p.
116), apresentaram aos estudantes obras do artista Andy Goldsworthy
(Land Art2).
Após a leitura das imagens, as crianças aprenderam sobre a
expressão artística “Land Art”, sendo posteriormente desafiadas
a realizar a coleta de materiais e a criação de suas próprias
obras de arte que foram expostas na escola.
A experiência mostrou o quanto materiais simples, como pedras,
folhas, sementes, galhos... podem ser fonte de grandes
experimentações que possibilitam à criança explorar
características e realizar incríveis descobertas, sentindo-se mais
próximas do meio ambiente e percebendo os elementos como parte de
sua vida.
Assim, as mais diferentes formas, cores e texturas existentes nos
materiais utilizados nas expressões artísticas das crianças,
possibilitaram a integração de aspectos formais e simbólicos, bem
como promoveram experiências intensas e propícias à construção
de uma aventura imaginária.
Por fim, além dessa incrível experiência, as crianças puderam
experimentar outras formas de expressão artística como o desenho
com varas, a sombra vira arte, a pintura e exploração da reação
química do suco de limão com o calor, bem como a produção e
criação de obras de arte com pigmentos naturais (beterraba, barro,
borra de café, farelo de amora, maracujá...).
(...) Eu tenho observado a
criatividade das crianças quando brincam com diferentes materiais,
como elas constroem, desmontam, remontam, contemplando, pesquisando.
Nós somos muito mais criativos do que pensamos que somos. Uma tarefa
criativa brilhante é aquela que faz o aluno pensar para além dos
limites dados, ou quebrar as fronteiras (HOLM, 2005, p. 166).
1
Professoras responsáveis pelas turmas de Pré A da EMEI Estevam
Carraro.
2
Land Art refere-se a uma corrente que se
expandiu na década de 60, a partir de grandes intervenções nos
desertos da Califórnia e montanhas do Nevada e Arizona. É o tipo
de arte em que se faz intervenções na natureza, utilizando os
próprios recursos dela como folhas, galhos, pedras e areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário