segunda-feira, 20 de junho de 2016

INFÂNCIA, ARTE E NATUREZA
Samara, Alexandra e Ivanilde1

Temos que reconhecer o quanto a Natureza é necessária à criança para que haja afirmação de vida e crescimento. Não se pode então pensar em educação, Educação Verdadeira, se a criança está afastada de seu verdadeiro habitat. (BARBIERI, 2012, p. 116)

As crianças vivem intensamente cada momento, desejam manipular, experimentar, vivenciar e descobrir, sendo a natureza uma fonte inesgotável de experiências e recursos que ampliam as possibilidades de exploração e criação.
Nesse sentido, as professoras do Pré A da EMEI Estevam Carraro, tomando a natureza como um “universo de possibilidades a serem observadas e investigadas, a serem brincadas” (BARBIERI, 2012, p. 116), apresentaram aos estudantes obras do artista Andy Goldsworthy (Land Art2).
Após a leitura das imagens, as crianças aprenderam sobre a expressão artística “Land Art”, sendo posteriormente desafiadas a realizar a coleta de materiais e a criação de suas próprias obras de arte que foram expostas na escola.
A experiência mostrou o quanto materiais simples, como pedras, folhas, sementes, galhos... podem ser fonte de grandes experimentações que possibilitam à criança explorar características e realizar incríveis descobertas, sentindo-se mais próximas do meio ambiente e percebendo os elementos como parte de sua vida.
Assim, as mais diferentes formas, cores e texturas existentes nos materiais utilizados nas expressões artísticas das crianças, possibilitaram a integração de aspectos formais e simbólicos, bem como promoveram experiências intensas e propícias à construção de uma aventura imaginária.
Por fim, além dessa incrível experiência, as crianças puderam experimentar outras formas de expressão artística como o desenho com varas, a sombra vira arte, a pintura e exploração da reação química do suco de limão com o calor, bem como a produção e criação de obras de arte com pigmentos naturais (beterraba, barro, borra de café, farelo de amora, maracujá...).
(...) Eu tenho observado a criatividade das crianças quando brincam com diferentes materiais, como elas constroem, desmontam, remontam, contemplando, pesquisando. Nós somos muito mais criativos do que pensamos que somos. Uma tarefa criativa brilhante é aquela que faz o aluno pensar para além dos limites dados, ou quebrar as fronteiras (HOLM, 2005, p. 166).
1 Professoras responsáveis pelas turmas de Pré A da EMEI Estevam Carraro.
2 Land Art refere-se a uma corrente que se expandiu na década de 60, a partir de grandes intervenções nos desertos da Califórnia e montanhas do Nevada e Arizona. É o tipo de arte em que se faz intervenções na natureza, utilizando os próprios recursos dela como folhas, galhos, pedras e areia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário