terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O que eu amo nos meus amigos?

Foi com esta pergunta que a professora de apoio da E.M.E.I. São Cristóvão iniciou a atividade de fechamento do projeto “Os valores na nossa rotina”. E muitas foram as respostas de nosso estudantes: “Eu amo quando o amigo empresta o brinquedo dele”; “Eu gosto da minha amiga porque ela me ajuda”; “O meu irmão é meu amigo, porque ele não briga”; “Vou sentir saudades de brincar com os meus colegas”...
Sabemos que algumas das amizades mais significativas em nossas vidas, iniciaram nos nossos primeiros anos de escola e algumas delas levamos dessa fase para o resto das nossas vidas.
Compreender o sentido de amizade é algo fundamental, pois envolve respeito, compreensão, carinho, companheirismo, diálogo e muitos outros valores. E se tratando da Educação Infantil, mais ainda, pois são nos primeiros anos de vida que auxiliamos na construção da identidade de nossas crianças.
E foi por este motivo, que o tema Amizade foi escolhido para encerrar o projeto 2012 da Equipe de Apoio da Escola. Buscamos com essas atividades desenvolver competências nas crianças, mostrando que é possível sermos verdadeiros amigos e manter essa amizade por muitos anos, mesmo que deixemos de estudar na mesma escola e de que forma podemos lidar e respeitar com as diferenças do outro, com as adversidades de sentimentos. Para tanto, faz-se necessário a colaboração da escola e da família, para promover um ambiente de aprendizagem constante e repleto de valores.
Após a discussão da pergunta inicial, a professora Josiane Rossi Schelski contou para as crianças a história “As coisas que Amo em meus Amigos” - Trace Moroney. Em seguida foi realizado um amigo secreto de cartas, onde cada estudante pode expressar o carinho que sente pelo colega por meio de desenhos.

“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito” - Milton Nascimento 


Nenhum comentário:

Postar um comentário