quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OS MÚSICOS DA EMEI SÃO CRISTÓVÃO

 Música também é arte, e arte gera transformação nos indivíduos: eleva a auto-estima, libera energias, sociabiliza e desenvolve o aspecto da cooperação. Sendo assim, realizar atividades que exijam atenção e imaginação do educando, como por exemplo, - descrição de um ambiente ou de um filme, confecção de banda com sucatas, exercícios de expressão corporal e relaxamento, incentivam crianças e adultos a serem pessoas sensíveis, criativas e não meros atores no palco da vida. 
Por isso, a música na sala de aula não deve ter como único objetivo as apresentações em datas comemorativas, porque ela contribui para o desenvolvimento de vários aspectos na criança: cognitivo, linguístico, psicomotor, afetivo e social.
Antunes (2009, p. 59) reforça a importância de atividades pedagógicas que façam o uso dos sentidos através da música para uma aprendizagem significativa,
Repare que quase sempre ao ouvir uma música popular conhecida, vem-nos à memória a letra correspondente e o impulso para cantá-la. Não seria a associação entre temas escolares e trechos de músicas clássicas ou populares uma maneira diferente do aluno aprender e evocar sua memória e, dessa forma, melhor aprender? Não ocorre às vezes ao se ouvir uma trilha sonora de um filme inesquecível associar-se a mesma a detalhes do enredo? É perfeitamente sabido que a associação entre as inteligências visuoespacial e sonora implica em aprendizagem mais duradoura e, naturalmente, muito mais motivadora.
A turma do Maternal II A, das professoras Aline Koproski e Susiane Maria Bampi, no subprojeto “Mistura de Alegria”, desenvolveram um trabalho sobre música, à partir da História Os Músicos de Bremen. Os estudantes forma desafiados a aperfeiçoar a sua percepção auditiva através de brincadeiras como: corrida sonora, adivinha dos sons e jogo da memória auditiva. Também confeccionaram um tambor reutilizando materiais reciclados.
Essa atividade motivou-os para descobrir os diferentes sons produzidos pelo instrumento musical, além de ter sido um momento de desconcentração e alegria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário