Medo
de quê?
Alexandra,
Ivanilde e Samara1
As
crianças, através da imaginação, desenvolvem diferentes medos e
isso é natural e esperado. O medo é um alerta aos perigos e evita
que nos colocamos em riscos desnecessários. O fato de uma criança
não apresentar medo, em certas idades, até preocupa, pois se uma
criança não desenvolve o medo instintivo de altura, por exemplo,
pode engatinhar até a beira da cama ou do sofá e cair.
Em
cada etapa de sua vida, as crianças apresentam diversos medos. Na
faixa etária em que as crianças do Pré A se encontram, é comum
apresentarem medo de animais e de ruídos noturnos. Com o passar do
tempo elas vão desenvolvendo o medo de "pessoas más"
(ladrão, Homem do Saco), de fantasmas, bruxas e Bicho Papão. Também
costumam aparecer o medo de dormir sozinho e da morte.
Surge
então uma questão desafiadora: “Como lidar com os medos
infantis?”. Primeiramente é preciso amar e oferecer segurança à
criança respeitando o temor que ela manifesta. O psicólogo Bruno
Sini Scarpato, de São Paulo, especialista em atendimento infantil,
explica que "Subestimar os medos é proibido. E desmoralizar a
criança só piora".
Entre
os 3 e os 5 anos as crianças estão na fase natural dos temores. O
medo de trovão, do escuro, de monstros ou de dormir sozinho são
naturais e devem passar conforme a criança cresce e amadurece
emocionalmente. Mas o papel dos pais e da escola é ajudar e
facilitar este processo.
Respeitar
e apoiar são importantes, mas não o suficiente. Quando se lida com
medos, precisamos ter coerência. Não podemos dizer que o que a
criança acredita existir, não existe em determinado momento e logo
em seguida quando a criança esta fazendo algo de errado lhe assustar
dizendo que o mesmo vem pegá-la.
É
muito importante compreender que sentir medo é normal e todo mundo
tem os seus. Conversar sobre eles é bom e ajuda a criar estratégias
de superá-los.
Entretanto,
embarcar na fantasia também pode ser uma opção. É melhor ajudar a
criança a encarar o medo do que a fugir dele. Diminuir o medo
infantil utilizando-se da própria imaginação da criança pode ser
uma boa saída. Ler livros infantis com histórias de
monstros que são vencidos por um herói ou os tradicionais contos de
fadas, destacando que há o lado ruim da história, mas também há o
lado bom e corajoso.
Contudo,
partindo desses princípios, as professoras das turmas do Pré A da
EMEI Estevam Carraro, com intuído de ajudar as crianças a
identificar e expressar seus medos pensou em uma semana muito
divertida. Além de preparar um ambiente decorativo, fez uso de
fantasias e histórias que simbolizavam os medos dessa faixa etária,
mas ao mesmo tempo buscavam estratégias para superá-los. Assim, as
turmas de Pré A, bem como os pais que foram convidados a participar
de uma aula, brincando com sua imaginação, puderam entrar num jogo
simbólico que encantou e contribuiu na superação dos medos.
-
História: Quem tem medo de escuro?
-
História com lanterna: Todo mundo saiu
-
Fim de tarde com os pais - História: Livro das Sombras
-
História: Jeremias desenha um monstro
Nenhum comentário:
Postar um comentário