quarta-feira, 27 de julho de 2016

Medo de quê?
Alexandra, Ivanilde e Samara1

Se alimentarmos as crianças com amor, os medos morrerão de fome. (amenteemaravilhosa.com)

As crianças, através da imaginação, desenvolvem diferentes medos e isso é natural e esperado. O medo é um alerta aos perigos e evita que nos colocamos em riscos desnecessários. O fato de uma criança não apresentar medo, em certas idades, até preocupa, pois se uma criança não desenvolve o medo instintivo de altura, por exemplo, pode engatinhar até a beira da cama ou do sofá e cair.
Em cada etapa de sua vida, as crianças apresentam diversos medos. Na faixa etária em que as crianças do Pré A se encontram, é comum apresentarem medo de animais e de ruídos noturnos. Com o passar do tempo elas vão desenvolvendo o medo de "pessoas más" (ladrão, Homem do Saco), de fantasmas, bruxas e Bicho Papão. Também costumam aparecer o medo de dormir sozinho e da morte.
Surge então uma questão desafiadora: “Como lidar com os medos infantis?”. Primeiramente é preciso amar e oferecer segurança à criança respeitando o temor que ela manifesta. O psicólogo Bruno Sini Scarpato, de São Paulo, especialista em atendimento infantil, explica que "Subestimar os medos é proibido. E desmoralizar a criança só piora".
Entre os 3 e os 5 anos as crianças estão na fase natural dos temores. O medo de trovão, do escuro, de monstros ou de dormir sozinho são naturais e devem passar conforme a criança cresce e amadurece emocionalmente. Mas o papel dos pais e da escola é ajudar e facilitar este processo.
Respeitar e apoiar são importantes, mas não o suficiente. Quando se lida com medos, precisamos ter coerência. Não podemos dizer que o que a criança acredita existir, não existe em determinado momento e logo em seguida quando a criança esta fazendo algo de errado lhe assustar dizendo que o mesmo vem pegá-la.
É muito importante compreender que sentir medo é normal e todo mundo tem os seus. Conversar sobre eles é bom e ajuda a criar estratégias de superá-los.
Entretanto, embarcar na fantasia também pode ser uma opção. É melhor ajudar a criança a encarar o medo do que a fugir dele. Diminuir o medo infantil utilizando-se da própria imaginação da criança pode ser uma boa saída. Ler livros infantis com histórias de monstros que são vencidos por um herói ou os tradicionais contos de fadas, destacando que há o lado ruim da história, mas também há o lado bom e corajoso.
Contudo, partindo desses princípios, as professoras das turmas do Pré A da EMEI Estevam Carraro, com intuído de ajudar as crianças a identificar e expressar seus medos pensou em uma semana muito divertida. Além de preparar um ambiente decorativo, fez uso de fantasias e histórias que simbolizavam os medos dessa faixa etária, mas ao mesmo tempo buscavam estratégias para superá-los. Assim, as turmas de Pré A, bem como os pais que foram convidados a participar de uma aula, brincando com sua imaginação, puderam entrar num jogo simbólico que encantou e contribuiu na superação dos medos.
  • História: Quem tem medo de escuro?
  • História com lanterna: Todo mundo saiu
  • Fim de tarde com os pais - História: Livro das Sombras
  • História: Jeremias desenha um monstro
1 Professoras responsáveis pelas turmas de Pré A da EMEI Estevam Carraro.









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