terça-feira, 9 de julho de 2013

Brincar é coisa séria!


Para a criança o brincar é "coisa séria", pois vivencia atitudes, habilidades e desenvolve seus movimentos, importantes para a compreensão de práticas futuras.
Na visão sócio- histórica de Vygotsky, a brincadeira, o jogo, é uma atividade específica da infância, em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. Essa é uma atividade social, com contexto cultural e social. É uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
No processo da educação infantil o papel do professor é de suma importância, pois é ele quem cria os espaços, disponibiliza materiais, participa das brincadeiras, ou seja, faz a mediação da construção do conhecimento.
O Subprojeto Ludicidade vem sendo trabalhado intensamente na EMEI Lucas Vezzaro, o que vem de encontro com a proposta pedagógica inicial, sabemos o quanto esta temática é importante na Educação Infantil e para tanto devemos contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático-pedagógicas cotidianas.





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