"As
mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve,
mas vê, sente e se emociona."
A EMEI IRMÃ CONSOLATA
tem se dedicado em construir uma imagem positiva no sentido do
acolhimento, integração, valorização e busca constante de
aperfeiçoamento para melhor poder atender as crianças que
apresentam dificuldades de aprendizagem pois, a Educação Infantil
como início de uma longa jornada escolar onde o trabalho de
inclusão acontece de forma produtiva, comprometida será o primeiro
passo para futuras conquistas do educando, sendo importante
considerar que o direito à educação infantil não só o acesso a
creches e pré-escolas, mas também o direito a uma educação de
qualidade, que considere as necessidades da criança na faixa etária
de zero até seis anos.
Partindo
desse pressuposto, desde 2010 a escola Irmã Consolata já promove a
Inclusão, atendendo crianças que apresentam diferentes tipos de
deficiências. Em 2012 se tornou referência no atendimento ao Surdo
na educação infantil, o que desafiou a equipe escolar a buscar
formação e informação para melhor atender este estudante. Assim,
é importante salientar que escolas de qualidade
são espaços educativos de construção de personalidades humanas
autonômas, críticas, espaços onde crianças e jovens aprendem a
ser pessoas. Dentro desta perspectiva, no mês de setembro a EMEI
Irmã Consolata iniciou o Projeto (re)descobrindo
saberes com a inclusão, com o tema
INCLUSÃO: SOU
PEQUENO E JÁ FAÇO A DIFERENÇA!.
Este projeto tem como objetivo, informar as crianças sobre a
inclusão na escola de crianças surdas; proporcionar
às crianças de todos os niveis o contato com a LIBRAS, com intuito
de favorecer e ampliar a comunicação entre surdos e ouvintes bem
como oportunizar
às crianças vivenciar a experiencia de conhecer outra forma de
comunicação que não a convencional (utilizada pelos ouvintes).
A
realização deste projeto justifica-se pelo fato de que a inclusao é
algo que vem sendo discutido e estudado há tempos e sendo uma luta
de educadores e familiares de crianças com necessidades especiais e
dificuldade de aprendizagem das diferentes áreas. Isso nos leva a
refletir que as famílias, ao escolherem uma escola levam em
consideração as necessidades básicas das crianças e as suas
próprias. Elas precisam da seguranca de que a criança ficará bem e
será compreendida em suas limitações.
Para a realização deste
projeto, a intérprete Naiara Soares está trabalhando com todas as
turmas do turno da manhã para apresentar aos estudantes a língua
utilizada pelos surdos, (LIBRAS), explicando e ensinando como o surdo
se comunica e interage com os demais. Com os estudantes do turno da
tarde, já são desenvolvidas diversas atividades proporcionando a
convivência e a comunicação entre os surdos e ouvintes.
Assim, como relata
Lacerda, (2009 p.35-36) a verdadeira Inclusão acontece quando não
se aponta mais o diferente, quando não se separa, não se rotula,
mas quando há um convívio harmônico e de igualdade de
oportunidades para todos, neste sentido, a Libras precisa circular
livremente no espaço escolar.
26 de Setembro
Dia
Nacional do Surdo
A
EMEI Irmã Consolata parabeniza a todos os Surdos pelo seu dia!
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