quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EMEI IRMÃ CONSOLATA TRABALHANDO A INCLUSÃO

"As mãos rompem o silêncio e fazem a comunicação de quem não ouve, mas vê, sente e se emociona." 

A EMEI IRMÃ CONSOLATA tem se dedicado em construir uma imagem positiva no sentido do acolhimento, integração, valorização e busca constante de aperfeiçoamento para melhor poder atender as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem pois, a Educação Infantil como início de uma longa jornada escolar onde o trabalho de inclusão acontece de forma produtiva, comprometida será o primeiro passo para futuras conquistas do educando, sendo importante considerar que o direito à educação infantil não só o acesso a creches e pré-escolas, mas também o direito a uma educação de qualidade, que considere as necessidades da criança na faixa etária de zero até seis anos.
Partindo desse pressuposto, desde 2010 a escola Irmã Consolata já promove a Inclusão, atendendo crianças que apresentam diferentes tipos de deficiências. Em 2012 se tornou referência no atendimento ao Surdo na educação infantil, o que desafiou a equipe escolar a buscar formação e informação para melhor atender este estudante. Assim, é importante salientar que escolas de qualidade são espaços educativos de construção de personalidades humanas autonômas, críticas, espaços onde crianças e jovens aprendem a ser pessoas. Dentro desta perspectiva, no mês de setembro a EMEI Irmã Consolata iniciou o Projeto (re)descobrindo saberes com a inclusão, com o tema INCLUSÃO: SOU PEQUENO E JÁ FAÇO A DIFERENÇA!. Este projeto tem como objetivo, informar as crianças sobre a inclusão na escola de crianças surdas; proporcionar às crianças de todos os niveis o contato com a LIBRAS, com intuito de favorecer e ampliar a comunicação entre surdos e ouvintes bem como oportunizar às crianças vivenciar a experiencia de conhecer outra forma de comunicação que não a convencional (utilizada pelos ouvintes).
A realização deste projeto justifica-se pelo fato de que a inclusao é algo que vem sendo discutido e estudado há tempos e sendo uma luta de educadores e familiares de crianças com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem das diferentes áreas. Isso nos leva a refletir que as famílias, ao escolherem uma escola levam em consideração as necessidades básicas das crianças e as suas próprias. Elas precisam da seguranca de que a criança ficará bem e será compreendida em suas limitações.
Para a realização deste projeto, a intérprete Naiara Soares está trabalhando com todas as turmas do turno da manhã para apresentar aos estudantes a língua utilizada pelos surdos, (LIBRAS), explicando e ensinando como o surdo se comunica e interage com os demais. Com os estudantes do turno da tarde, já são desenvolvidas diversas atividades proporcionando a convivência e a comunicação entre os surdos e ouvintes.
Assim, como relata Lacerda, (2009 p.35-36) a verdadeira Inclusão acontece quando não se aponta mais o diferente, quando não se separa, não se rotula, mas quando há um convívio harmônico e de igualdade de oportunidades para todos, neste sentido, a Libras precisa circular livremente no espaço escolar.

26 de Setembro
Dia Nacional do Surdo
A EMEI Irmã Consolata parabeniza a todos os Surdos pelo seu dia! 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário