BRINCANDO
E DESCOBRINDO O MUNDO POR MEIO DAS SENSAÇÕES E DO MOVIMENTO.
NESTE
MÊS EXPLORAMOS E BRINCAMOS COM VÁRIOS MATERIAIS, COMO TINTA E
CARVÃO. ALÉM DISSO, DESCOBRIMOS DIFERENTES CARIMBOS, CRIAMOS
BRINQUEDOS COM SUCATA E INVENTAMOS DIFERENTES BRINCADEIRAS E REGRAS
PARA BRINCAR. EM FIM, VIVENCIAMOS VÁRIAS EXPERIÊNCIAS E
DESCOBRIMOS MUITAS COISAS NOVAS.
O
BRINCAR, EXPERIMENTAR E SE MOVIMENTAR TÊM PREDOMINÂNCIA NO PROCESSO
DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POIS NESSA
FAIXA ETÁRIA O CORPO COM SEUS SENTIDOS: TATO, OLFATO, PALADAR,
AUDIÇÃO, VISÃO E O MOVIMENTO, CONSTITUEM-SE COMO PRINCIPAIS
RECURSOS DE APRENDIZAGEM. POR ISSO É MUITO IMPORTANTE OFERECER AS
CRIANÇAS AMBIENTES E OPORTUNIDADES PARA SE DESENVOLVER COM
EXPERIÊNCIAS RICAS EM APRENDIZADO, BEM COMO APRESENTAR AS REGRAS, OS
VALORES E A CULTURA, EM FIM, CRIAR OPORTUNIDADES PARA APRESENTAR O
MUNDO E AJUDAR A CRIANÇA A FAZER PARTE DELE.
Segundo
Oliveira et al. (2012, p.119):
Ao
explorar o ambiente e as diferentes linguagens, as crianças não
apenas trabalham suas emoções, ampliam seu conhecimento sobre o
mundo e investigam as propriedades físicas dos materiais, mas também
conhecem a si mesmas, aos outros, suas possibilidades de ação no
espaço, seus recursos para agir sobre os materiais, para se
expressar e interagir com seus pares e com adultos a sua volta.
Nesses momentos, elas têm oportunidade de se expressar corporal e
verbalmente, de aprender a cuidar de si e do ambiente e, sobretudo,
de brincar e de se divertir muito.
OLIVEIRA,
Zilma Ramos de. Et al. (2012). “O
Trabalho do Professor na Educação Infantil.” São
Paulo. Biruta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário