A
estimulação da linguagem oral na EMEI D. João
No
decorrer deste ano, a EMEI D. João está desenvolvendo com a Equipe
de professores um projeto de estudos intitulado como “Ressignificando
a prática pedagógica: caminhos entre o ensinar eu aprender” e um
dos temas abordados foi a linguagem oral.
Estiveram
na escola as fonoaudiólogas da SMED Daniela Chinazzo e Letícia
Zasso para um momento de conversa e orientações, a fim de
aprofundar os conhecimentos sobre este tema. Na oportunidade, as
professoras tiraram suas dúvidas e agregaram novos conhecimentos.
Foi
um momento bastante proveitoso, onde a partir da teoria, as
professoras passaram a desenvolver em sala de aula diversas
atividades de estimulação da linguagem: caixa surpresa, músicas,
cantigas de roda, construção de histórias coletivas e narrações,
entrevistas, jogo com expressões, observação de gravuras, manuseio
de livros, jornais, revistas, atividades de consciência fonológica
(Pré B) bingo das letras, pescaria do alfabeto, jogos de imitação
e mímica, contação de histórias, brincadeiras com fantoches e de
faz de conta, nomeação de gravuras para cantar as palavras ou
repeti-las pausadamente batendo palmas, questionamentos, fichas
musicais, exercícios fonoarticulatórios, treino da pronuncia,
discriminação auditiva dos fonemas, entre outras.
Os
avanços em sala de aula já começam a aparecer uma vez que as
crianças estão mais desinibidas e interessadas pelas atividades
propostas, mais comunicativas expressando-se com mais segurança,
espontaneidade e clareza, os pequenos (Maternal I) já estão
construindo diálogos que dão suporte as brincadeiras, crianças que
apresentam dificuldade na pronuncia dos fonemas estão esforçando-se
mais e superando algumas dificuldades, ampliando seu vocabulário.
Neste
sentido, a professora de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem e a
Coordenadora Pedagógica também realizam um trabalho de
acompanhamento dos estudantes principalmente dos níveis do Pré A e
Pré B que apresentam dificuldades na linguagem oral. Este trabalho
consiste na aplicação de um protocolo de fala e encaminhamentos de
acordo com as dificuldades apresentadas: atividades de estimulação
na escola e em casa e/ou encaminhamento para avaliação
fonoaudiológica especializada. Este trabalho realizado em parceria
com as famílias consiste em contatos permanentes por meio de
conversas na escola, contato telefônico e agenda escolar garantindo
avanços na linguagem oral.
Portanto, a formação continuada é um dos instrumentos mais
eficientes, não somente para o aprimoramento profissional, mas
também como oferta de uma educação de qualidade que é prioridade
na EMEI D. João.
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