terça-feira, 9 de agosto de 2016

A estimulação da linguagem oral na EMEI D. João

No decorrer deste ano, a EMEI D. João está desenvolvendo com a Equipe de professores um projeto de estudos intitulado como “Ressignificando a prática pedagógica: caminhos entre o ensinar eu aprender” e um dos temas abordados foi a linguagem oral.
Estiveram na escola as fonoaudiólogas da SMED Daniela Chinazzo e Letícia Zasso para um momento de conversa e orientações, a fim de aprofundar os conhecimentos sobre este tema. Na oportunidade, as professoras tiraram suas dúvidas e agregaram novos conhecimentos.
Foi um momento bastante proveitoso, onde a partir da teoria, as professoras passaram a desenvolver em sala de aula diversas atividades de estimulação da linguagem: caixa surpresa, músicas, cantigas de roda, construção de histórias coletivas e narrações, entrevistas, jogo com expressões, observação de gravuras, manuseio de livros, jornais, revistas, atividades de consciência fonológica (Pré B) bingo das letras, pescaria do alfabeto, jogos de imitação e mímica, contação de histórias, brincadeiras com fantoches e de faz de conta, nomeação de gravuras para cantar as palavras ou repeti-las pausadamente batendo palmas, questionamentos, fichas musicais, exercícios fonoarticulatórios, treino da pronuncia, discriminação auditiva dos fonemas, entre outras.
Os avanços em sala de aula já começam a aparecer uma vez que as crianças estão mais desinibidas e interessadas pelas atividades propostas, mais comunicativas expressando-se com mais segurança, espontaneidade e clareza, os pequenos (Maternal I) já estão construindo diálogos que dão suporte as brincadeiras, crianças que apresentam dificuldade na pronuncia dos fonemas estão esforçando-se mais e superando algumas dificuldades, ampliando seu vocabulário.
Neste sentido, a professora de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem e a Coordenadora Pedagógica também realizam um trabalho de acompanhamento dos estudantes principalmente dos níveis do Pré A e Pré B que apresentam dificuldades na linguagem oral. Este trabalho consiste na aplicação de um protocolo de fala e encaminhamentos de acordo com as dificuldades apresentadas: atividades de estimulação na escola e em casa e/ou encaminhamento para avaliação fonoaudiológica especializada. Este trabalho realizado em parceria com as famílias consiste em contatos permanentes por meio de conversas na escola, contato telefônico e agenda escolar garantindo avanços na linguagem oral.

Portanto, a formação continuada é um dos instrumentos mais eficientes, não somente para o aprimoramento profissional, mas também como oferta de uma educação de qualidade que é prioridade na EMEI D. João.




















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