sexta-feira, 10 de abril de 2015

Trilha do Afeto da EMEI Lucas Vezzaro


Trata-se uma atividade lúdica, desenvolvida no Pré B, na qual as crianças, além de trabalharem, os conceitos matemáticos de identificação e quantificação dos numerais até 6, exercitam o toque, a expressão corporal, os sentimentos e as trocas de afetividade de maneiras diferentes e divertidas.
Neste jogo basicamente a criança joga 2 dados, um contendo os números e, o outro, fotos com diversos tipos de manifestações de carinho (abraço, aperto de mão, carinho, abraço coletivo e coceguinhas), em seguida anda na trilha feita com fotos dos alunos, a quantidade de casas tiradas no dado e vê quem é o amigo escolhido!!! 
Arribas, em seu livro Educação Infantil, desenvolvimento, currículo e organização escolar (p: 47) coloca o seguinte:
No processo educativo, uma das meta a alcançar é a do equilíbrio e controle emocional. As experiências relativas à vida emocional do aluno nas primeiras etapas de sua existência têm uma importância fundamental para ela. Um clima sereno, tranquilo, com afeto sentido e manifestado de maneira adequada, constitui o marco apropriado para o desenvolvimento de uma personalidade saudável e equilibrada. O clima afetivo da escola de educação infantil deve reunir também essas características”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário