quarta-feira, 29 de abril de 2015


Olhe o desperdício, Coelho Felício!

Com esta história que foi realizada a Hora do Conto do mês de abril. Felício era um coelho que adorava brincar mas com frequência esquecia de torneiras abertas, luzes acessas, ligava vários aparelhos eletrônicos. E a  Mamãe Coelha, ao ver que suas broncas não eram levadas a sério, assume outra postura e explica ao filho as consequências que os desperdícios provocam. Pouco a pouco, Felício compreende que é preciso evitar o desperdício, e fazer de tudo para preservar a natureza. E a Mamãe Coelha deixou a dica:
Apague, se acender. Feche, se abrir. Faça a sua parte!


Pré A da EMEI São Cristóvão destaca a história de Erechim
NÃO SOMOS ETNIA... SOMOS A UNIÃO DOS POVOS!
O aniversário de Erechim está chegando. Nossa cidade completará 97 anos de história. Trabalhar a cultura com as crianças é muito importante para que desde pequenos possam se interessar pela história dos nossos ancestrais, por isso neste mês realizamos um trabalho referente às etnias que imigraram a nossa cidade, dentre elas:
  • Etnia Italiana: com degustação de comidas típicas, exploração de músicas e da bandeira do país.
  • Etnia Israelita: viajamos até Israel para aprender sobre seus trajes, músicas, apresentação de uma dança, confecção da bandeira.
  • Etnia Alemã: degustação de comida típica e confecção da bandeira da Alemanha.
Além disso, trabalhamos os pontos turísticos mais conhecidos de Erechim, como o Castelinho, o Chafariz e o Ipê amarelo. E para encerrar a semana confeccionamos um painel com fotos da família em pontos turísticos da cidade.




EMEI SÃO CRISTÓVÃO EM CENA...

O projeto anual está sendo um sucesso! A escola foi toda preparada para uma sessão de cinema especial.
O Cinema, conhecido como a Sétima Arte, é uma nova maneira de expressarmos nossas ideias, sensações, opiniões; é um novo jeito de nos conectarmos com outras pessoas e com o mundo ao nosso redor.

Certamente que sem a “arte” nossa vida seria incompleta, por que não teríamos essa “linguagem” para expressar plenamente todas as nossas emoções e paixões. A linguagem cotidiana ou a linguagem científica dão conta de uma parte da realidade. No entanto, só a arte é capaz de dar conta daquilo que não pode ser enunciado, mas que ainda assim e por isso mesmo é essencial (Ferreira, 2008).

Ao inserir a arte do Cinema no processo de ensino e aprendizagem por meio de uma visão multidisciplinar é possível aproximar os estudantes da narrativa audiovisual, permitindo a construção de novos conhecimentos.
Os estudantes adoraram o momento... Assistiram ao filme e saborearam pipoca.
Que delícia esse momento de entretenimento, alegria e conhecimento!





sexta-feira, 17 de abril de 2015

Visita dos Bombeiros à Educação Infantil da EMEF Luiz Badalotti

Nesta última quinta-feira, dia 16/04 os estudantes receberam na escola uma visita muito especial. Dois bombeiros do Corpo de Bombeiros de Erechim estiveram na escola para conversar com as crianças e salientar sobre os perigos e cuidados que devem ser tomados pelas crianças para evitar acidentes envolvendo fogo.
Após muitas perguntas as crianças também foram conhecer o caminhão de bombeiros que esteve estacionado na frente da escola.
As crianças ficaram muito entusiasmadas e contentes chegando até a aplaudir quando os bombeiros fizeram uma demonstração com a mangueira de incêndio do caminhão.
Esta atividade foi planejada envolvendo o Projeto Anual da escola e também o Projeto de Trabalho da Educação Infantil para o ano letivo 2015.
Confira abaixo algumas fotos que foram retiradas no dia da atividade.





16 de abril – Dia Mundial da Voz

A voz é um dos sons mais importantes do corpo humano. Com a voz nós choramos, gritamos, rimos, cantamos, chamamos os amigos e pedimos coisas para os outros.
Mas para manter a voz sempre bonita, limpa e saudável devemos ter alguns cuidados.
Pensando nisso e preocupadas com o instrumento de trabalho de nossos professores e estagiários, que a Equipe de Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem da EMEI São Cristóvão e Anexos – CECRIS e Madre Alix – organizou uma surpresa na manhã desta quinta feira, 16/04 – Dia Mundial da Voz.
Ao chegar na Escola, as professoras e as estagiárias foram surpreendidas com um copo de água e um texto com informações, dicas e sugestões que ajudam a manter a boa voz.


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Autor Caio Riter visita escolas de Educação Infantil







 Na tarde do dia 09 de abril o auto Caio Riter visitou as escolas Luiz Badalotti e Lucas Vezzaro. A visita foi muito divertida e teve até uma história contada pelo próprio autor: UM REINO TODO QUADRADO!
EMEI SÃO CRISTÓVÃO RECEBE VISITA DE EQUIPE ESCOLA R DE MARCELINO RAMOS

Na manhã do último dia 08, a Equipe da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão recebeu a visita da Secretária de Educação do município de Marcelino Ramos e de alguns professores. O motivo da visita foi conhecer o trabalho de Inclusão realizado pela EMEI São Cristóvão.
Foi um momento de extrema importância, pois houve troca de ideias, experiências, sugestões relacionadas a Deficiência Visual e o Transtorno Espectro Autista.
A Equipe da EMEI São Cristóvão mostrou alguns materiais que foram adaptados e apresentou as formas de registros utilizadas pelas professoras – Anedotário, Portfólios, Diário de Bordo.
Ao final da manhã a Equipe conheceu a Sala de Recursos Multifuncional – tipo II - da escola e manuseou o material desse espaço.




TRABALHO DE IDENTIDADE E AUTOESTIMA NA EMEI LUCAS VEZZARO


Juntamente ao Eixo Emoções, no mês de março, as turmas PRÉ A I e PRÉ A II realizaram um trabalho envolvendo dois assuntos importantes no desenvolvimento infantil: a identidade e a autoestima. Inicialmente realizamos a sensibilização para os temas através da história “As coisas que eu amo em mim", onde as crianças perceberam que há muitas coisas em si mesmas para amar. Num segundo momento utilizamos o espelho como recurso para que as crianças pudessem reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa, construindo uma autoimagem positiva de si mesma.
O trabalho seguiu durante a semana, e trouxemos para sala de aula uma caixa de presente onde dentro estava “a coisa mais importante do mundo”, conforme a caixa ia passando as crianças se observavam no espelho e após várias passadas, elas descobriam que cada uma delas era “a coisa mais importante do mundo”. Para finalizar as atividades registramos o trabalho propondo que as crianças completassem a simetria da sua face de acordo com a emoção que estavam sentindo naquele momento. Ao realizar o trabalho de simetria a criança tem a oportunidade para desenvolver a observação, a percepção de semelhanças e diferenças entre figuras, auxiliando no desenvolvimento de habilidades espaciais, como a discriminação visual, a percepção de posição e a percepção de que a forma de uma figura não depende de seu tamanho ou de sua posição.



Trilha do Afeto da EMEI Lucas Vezzaro


Trata-se uma atividade lúdica, desenvolvida no Pré B, na qual as crianças, além de trabalharem, os conceitos matemáticos de identificação e quantificação dos numerais até 6, exercitam o toque, a expressão corporal, os sentimentos e as trocas de afetividade de maneiras diferentes e divertidas.
Neste jogo basicamente a criança joga 2 dados, um contendo os números e, o outro, fotos com diversos tipos de manifestações de carinho (abraço, aperto de mão, carinho, abraço coletivo e coceguinhas), em seguida anda na trilha feita com fotos dos alunos, a quantidade de casas tiradas no dado e vê quem é o amigo escolhido!!! 
Arribas, em seu livro Educação Infantil, desenvolvimento, currículo e organização escolar (p: 47) coloca o seguinte:
No processo educativo, uma das meta a alcançar é a do equilíbrio e controle emocional. As experiências relativas à vida emocional do aluno nas primeiras etapas de sua existência têm uma importância fundamental para ela. Um clima sereno, tranquilo, com afeto sentido e manifestado de maneira adequada, constitui o marco apropriado para o desenvolvimento de uma personalidade saudável e equilibrada. O clima afetivo da escola de educação infantil deve reunir também essas características”.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

BRINCANDO E APRENDENDO!
 Brincar na Educação Infantil é uma maneira significativa de aprender. As turmas do Pré A da EMEI D. João Aloísio Hoffmann com as Professoras Andressa, Adriane, Franciane, Indiana, Liliane e Tchessika realizaram uma divertida pescaria. No primeiro momento os estudantes conheceram e exploraram a história "Diego o peixinho Dourado". Com muita criatividade confeccionaram peixinhos. Esta atividade teve como objetivos o reconhecimento da letra inicial do nome, a brincadeira e a cooperação. Segundo o estudante Gabriel Rodrigues da Silva (Pré A1) "Pescar foi bem legal, no peixe tinha a letra do meu nome, a letra G de Gabriel, sabia que eu levei o peixe para casa"



B

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Semana da Páscoa na EMEI São Cristóvão

A equipe da EMEI São Cristóvão preparou uma semana muito especial para os estudantes. Além da reflexão sobre o Sentido da Páscoa, a espera do Coelhinho mobilizou as crianças.
A escola foi caprichosamente enfeitada com motivos pascoais, em parceria com o SESC realizou-se Hora do Conto e pintura do rosto, as crianças visitaram a Toca do Coelho do Anexo CECRIS e procuraram o ninho de doces através da Caça ao ninho.
Foi muito divertido!






EMEI São Cristóvão veste AZUL

No dia Mundial da Conscientização do Autismo, dia 02 de abril, os estudantes, professores, funcionários e familiares foram convidados a vestir roupas azuis e refletir sobre a síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros.
Foi possível perceber o envolvimento de todos, vestindo azul que é considerado a cor do Autismo.