terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cheguei brincando e cantando na tribo do faz de conta

O brincar é instrumento essencial utilizado pela criança para o conhecimento e exploração do mundo. Neste contexto, a Escola Municipal de Educação Infantil Dra. Vera Beatriz Sass realizou durante todo o ano de 2014 um projeto que buscou proporcionar situações de vivências significativas onde o brincar é ferramenta básica para o desenvolvimento da criança em forma integral buscando aprendizagens e a ampliação de suas habilidades.
O projeto oportunizou às crianças muitas e diversificadas experiências significativas por meio da brincadeira e da imaginação tendo o brincar como instrumento essencial utilizado pela criança para o conhecimento e exploração do mundo. É através do brincar que a criança ampliará suas habilidades e competências estabelecendo relações e reconhecendo-se nas diferentes culturas.
Com base em uma experiência enriquecedora a escola resgatou através da ludicidade a cultura indígena onde o conhecimento não foi repassado por meio de teorias, mas sim por meio de práticas potencializando, o que há de mais semelhante entre as crianças de qualquer cultura: o brincar.
Com o projeto as crianças conheceram brincadeiras, danças e até a culinária do povo indígena percebendo as maravilhas que herdamos deste povo que muito influenciou o nosso jeito de viver. Pois, através do brincar, as crianças aprendem a cultura dos mais velhos, se inserem nos grupos e conhecem o mundo ao seu redor. O brincar é ensinado e aprendido e neste processo todos os envolvidos na brincadeira aprendem e ensinam.

A principal aprendizagem construída foi o reconhecimento, a valorização e o respeito pela cultura do povo indígena que é presente e atuante em nossa região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário