sexta-feira, 21 de junho de 2013

Reconhecendo os sentimentos que vivem dentro de mim...


No ano de 2013, a Equipe de Apoio da EMEI São Cristóvão irá desenvolver o seguinte projeto: “Reconhecendo os sentimentos que vivem dentro de mim”. O objetivo deste projeto é proporcionar para as crianças momentos de conversa sobre alguns sentimentos, identificando a diferença existente entre eles. Além do mais, com o desenvolvimento deste projeto estimularemos as nossas crianças na prática de bons sentimentos que proporcionarão o bem a elas mesmas e as outras pessoas também.
Percebendo a necessidade de se trabalhar com as nossas crianças e professores o desenvolvimento do autoconhecimento, do autocontrole emocional e o reconhecimento dos sentimentos presentes em nós, que muitas vezes, são poucos falados para nossas crianças é que esse projeto foi desenvolvido.
Após, a Equipe de Apoio escolher quais sentimentos serão trabalhados no decorrer do ano (Alegria, Medo, Ciúme, Saudade, Tristeza, Amor e Raiva) ocorreu a abertura do projeto, com a contação da história “O Castelo Encantado”, adaptação de Selma Said. Em conseguinte, foi realizada uma exploração oral dos sentimentos mencionados na história, onde cada criança relatou o que conhecia sobre o mesmo. Por fim, foi enviado para casa uma atividade para ser realizada com o auxílio da família. A atividade consistiu no registro de forma criativa do sentimento que a família acha ser mais importante no mundo de hoje. Por fim, as professoras regentes das turmas, fizeram uma exploração oral da atividade realizada em casa, onde cada criança pode apresentar o seu trabalho.

Será a qualidade da vida afetiva da criança, ao longo dos primeiros anos de vida, que viabilizará suas aprendizagens. A temperatura do campo afetivo em que a criança viver será o propulsor das aprendizagens produzidas por ela.” (PAROLIN, 2005, P.71)




Nenhum comentário:

Postar um comentário