quinta-feira, 12 de abril de 2012

EMEF Paiol Grande - Projeto Identidade

Após a primeira semana de adaptação trabalhamos o projeto identidade com o intuito de desenvolver o conhecimento global do ser humano, como o seu corpo, ampliando alguns conceitos de higiene e saúde, fazendo com que os estudantes se descobrissem como indivíduos inseridos na comunidade capazes de relacionarem-se com o ambiente e com o outro, identificando e analisando as diferenças, conceitos, preconceitos, características e valores que os cercam.
Iniciamos contando a história Ninguém é Igual a Ninguém de Regina Otero e Regina Rennó, passando para a exploração do corpo em frente ao espelho, onde os estudantes puderam reconhecer em si próprios as partes do corpo, as roupas e as cores. Cantamos também diversas músicas relacionadas ao corpo tais como: O Meu Boneco de Lata, Cara Redonda, Formiguinha, entre outras.
Após toda esta exploração os estudantes começaram a preencher o boneco (de garrafa PET) com as cores das roupas que estavam usando.
Realizou-se ainda o desenho, pintura e recorte dos membros superiores e inferiores do rosto e cabelos.
A montagem dos bonecos se deu com muito entusiasmo pois a medida que os estudantes foram montando foram percebendo as diferenças, que nenhum ficou igual ao outro, assim como o nome dos mesmos.
Exploramos as cores, a psicomotricidade, a expressão oral, o brincar, a contagem e o filosofar sobre nós, os outros e o ambiente, assim como a higiene, o comportamento nos diversos ambientes, o cuidado com o corpo, bem como, a prevenção de doenças e o nome das próprias crianças.




2 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho e obrigada por trabalhar nosso livro. Um abraço com muito carinho. Regina Rennó.

    ResponderExcluir
  2. É sempre muito bom contar com pessoas maravilhosas, como nossas profes, que auxiliam nossas crianças no desenvolvimento das primeiras noções de aprendizado, tão importantes para a construção para uma caminhada feliz na escola.
    Equipe diretiva da EMEF Paiol Grande

    ResponderExcluir