quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Projetos Escolares: Desafios, Soluções e Boas Ideias

No GEEI do dia 31 de Agosto, com o tema "Projetos Escolares: Desafios, Soluções e Boas Ideias", foram apresentados 12 projetos de 11 escolas diferentes visando a troca de experiências entre as escolas.
Com temáticas variadas os projetos foram apresentados pelas Coordenadoras Pedagógicas e professoras das escolas, utilizando o recurso de slides, relato das experiências e apresentação de material concreto.
Confira os projetos apresentados:
E.M.E.F. Paiol Grande
 Projeto
CONHECENDO O MUNDO DAS PLANTAS

A implantação do presente projeto justifica-se pela necessidade de sensibilizar os estudantes da educação infantil da importância, utilidade, reprodução e preservação das plantas em nossa comunidade; reforçando de maneira acentuada a participação de todos desde pequeninos, como agentes transformadores  da nossa realidade.
 
EMEI Irmã Consolata

Projeto
ERECHIM QUE ENCANTA A CRIANÇA
O Projeto busca proporcionar uma viagem pela história da cidade de Erechim. O desenvolvimento do projeto está sendo realizado na escola durante o ano de 2011, onde acontecem passeios por diferentes pontos turísticos do município, exposição de trabalhos de Erechim, pesquisa e estudo das etnias que compõe o município e sua contribuição para a história do mesmo, conhecer as diferentes manifestações culturais do município (carnaval, Páscoa, etc), valorizar as famílias, atividades sobre o meio ambiente, além de trabalhar o convívio, o desenvolvimento motor, a compreensão e expressão, hábitos e atitudes sociais, direitos e deveres, hábitos de higiene, e o conhecimento da escola.

EMEI Ruther
Projeto
EU E O MEIO AMBIENTE
Trabalhar o Meio Ambiente, para nós da Educação Infantil, é tarefa obrigatória se quisermos cidadãos conscientes, respeitosos e felizes. Desenvolver atividades lúdicas, prazerosas e criativas, onde através do brincar o estudante possa compreender e sensibilizar-se sobre o meio em que vive, sentindo-se parte dele e responsável pelo seu cuidado.

EMEI Estevam Carraro
Projeto
SER E TER... DESAFIOS E DESCOBERTAS
Repensar os valores, buscando instigar as crianças a fazerem escolhas, estimulando a autoestima, a sensibilidade, a perseverança, a solidariedade e o consumo responsável é o objetivo deste projeto. Problematizando situações do cotidiano, trabalhando com situações inesperadas e com a emoção, as crianças serão desafiadas a fazerem novas descobertas e aprenderem brincando.

EMEF Luiz Badalotti
Projetos
PÁSCOA SOLIDÁRIA: PRAZER EM AJUDAR CHANCE EM APRENDER
MEIO AMBIENTE

O projeto Páscoa Solidária: Prazer em ajudar chance em aprender foi desenvolvido durante o período da Páscoa deste ano, envolvendo toda a Comunidade Escolar da Educação Infantil: estudantes, professores, pais e demais familiares. O projeto visava aprimorar os valores que muitas vezes são esquecidos em nosso cotidiano: solidariedade, partilha, perdão, amizade, união,bondade, cooperação, entre outros. Os estudantes levavam diariamente para casa, uma cenourinha com um Diário de Bordo a fim de realizar um registro através de uma mensagem ou desenho sobre a Páscoa. No outro dia, a cenourinha retornava para escola juntamente com um quilo de alimento não perecível para fazer doação à Creche Madre Alix. Ao doar o alimento, doa-se também o amor e o carinho ao próximo.
Já o projeto Meio Ambiente teve como objetivo sensibilizar as crianças para o cuidado com o meio ambiente e fazer com que elas transmitissem o que aprenderam às suas famílias.

EMEI Bôtolo Balvedi
 Projeto
PEQUENOS CURIOSOS INVESTIGAM O MUNDO!
A curiosidade é o ponto de partida para a aprendizagem. É uma vontade muito forte de conhecer. Para as crianças, a curiosidade é incentivo para que investiguem o mundo, e esse processo é muito importante em seu desenvolvimento. O presente projeto será um fantástico campo de explorações de todos os gêneros-científico, sensorial, afetivo e artístico- será um convite à natureza e a todo encantamento e mistério que ela proporciona. Estimulará as crianças seguir instintos e interesses regados por atividades práticas, dinâmicas e diferenciadas, planejadas para soltar a nossa curiosidade e fazer com que ela nos leve a alegria e a aprendizagem.

E.M.E.I. São Cristóvão
Projeto
O MUNDO DOS ANIMAIS
O Projeto "O mundo dos Animais" foi desenvolvido na Emei São Cristóvão e em seus anexos no período de 20/06 a 02/07/2011. Este projeto justifica-se pois o assunto animais é interessante, próximo da realidade das crianças e do mundo cotidiano, leva a vivências pessoais e sociais relevantes, também pela extrema importância para o ecossistema. Vale ressaltar, ampliar e possibilitar novos conhecimentos sobre esses seres. Também precisamos lembrar que a maioria das famílias possui animal de estimação, onde cuidado e amor são dedicados a eles, protegendo-os e respeitando o direito à vida de cada um.
 
EMEF Othelo Rosa
image
Projeto
VOVÓ TAMBÉM BRINCA
Integrar família e escola visando o educar, ensinar e cuidar como princípios básicos para a formação estudante. Reforçar, através do contato com as avós, os laços afetivos,bem como os valores familiares proporcionando aos estudantes conhecerem as avós dos colegas. Aprendendo as brincadeiras que realizavam na sua infância,resgatando assim tradições e cultura que estão sendo substituídos hoje por brinquedos eletrônicos. 

ASSAMI
image
Projeto
Contação de histórias com Marionetes
Os estudantes da creche Mãezinha do Céu puderam através de marionetes, confecção da casa de doces com materiais recicláveis e com a encenação, divertiram-se com a história João e Maria. 

EMEI Dom João
Projeto
HISTÓRIAS PARA CONTAR E ENCANTAR AS CRIANÇAS DA EMEI SOM JOÃO
Ouvindo histórias as crianças vivem emoções, descobrem novas palavras, vivenciam valores, estabelecem relação entre realidade e a fantasia e têm a oportunidade de se colocar no lugar do outro. É característica natural da criança na faixa etária entre zero a cinco anos o gosto pelo imaginário. Nem mesmo os avanços da tecnologia e da ciência, que invadem o mercado com maravilhas eletrônicas, conseguem roubar completamente a atenção dos pequenos do mundo do faz-de-conta. Isso porque, como toda literatura de qualidade, os clássicos desempenham um papel fundamental de integração do ser humano com a vida. Os contos originais, que não sofreram adaptações tolas, têm inegável valor artístico. São produtos da narrativa oral em todo o mundo ao longo de centenas de anos; falam de modo universal e profundo à fantasia, à emoção e à imaginação.


EMEF Cristo Rei
Projeto 
ALIMENTOS E VALORES
 Através de atividades lúdicas envolvendo histórias infantis, as crianças de todos os níveis da escola aprenderam a importância de uma alimentação saudável e o valor dos bons costumes.

2 comentários:

  1. Que lindo! Amei ver essas maravilhas que acotecem cotidianamente e agora tem seu
    espaço para divulgação. Parabéns Geovana e Cassiano!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado Deise! Tanto eu quanto a prof. Geovana amamos o que fazemos e nos orgulhamos de tudo o que é produzido pelas nossas escolas. É um prazer poder administrar o blog com tantas maravilhas que nos são apresentadas

    ResponderExcluir