quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A música não pode estar desconectada do processo de ensino-aprendizagem. A vivência musical para a criança, em geral é extremamente agradável. Ela aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habilidades”( Shinischi Suzuki).

Acreditando nesta proposta as turmas do Maternal I, da EMEI D. João A. Hoffmann construíram e exploraram diferentes instrumentos musicais, produzindo sons e ritmo. Também brincaram e exploraram a bandinha escolar.







Conhecendo novos espaços

As turmas do Maternal IA e IC, das professoras Chaiane e Sílvia e as turmas do Pré A2 e A3 das professoras Suzane e Liliane, realizaram um momento de integração com brincadeiras no parque do CEU – Centro de esportes unificado do Bairro Progresso.
A interação entre as crianças de idades diferentes propicia aprendizagem, pois na convivência com os outros as crianças aprendem. Os pequenos imitam os maiores, e estes por sua vez desenvolvem o cuidado com os pequenos. Além disso, conforme, a proposta da Base Nacional Curricular Comum “É na interação com outras crianças e adultos que as crianças vão se constituindo como alguém com um modo próprio de agir, sentir e pensar” (Brasil, 2016, p. 68).
As turmas adoraram o passeio e a integração!






Equipe da EMEI São Cristóvão realiza formação

No dia 29 de novembro, as professoras, funcionárias e equipe diretiva reuniram-se para momento de formação.
Iniciou-se apresentando atividades significativas que foram desenvolvidas no decorrer do ano, motivando cada uma para a reta final.
O Sr. Alderi Oldra, Secretário Municipal de Educação, realizou conversa com todos da Equipe, enfatizando os diversos momentos deste ano letivo.
Realizou-se o pensar pedagógico para o próximo projeto anual, revendo conceitos e metodologias pedagógicas.
Momentos como esses engrandecem a equipe, havendo integração, dinamismo e muita alegria.






EMEI SÃO CRISTÓVÃO

A alegria do Circo chegou... na EMEI. São Cristóvão


Relatório Atividade de Musicalização sub 8 Pré A



Turma: Pré A-V
Professora: Cristiane Fátima Malacarne


Essa atividade exigiu muito silêncio e concentração, por isso antes de iniciá-la criou-se um momento de relaxamento.
Ouvimos cada faixa do CD para que as crianças descobrissem e identificassem os sons, ( cantora, tambor, pandeiro e palmas).Usamos os instrumentos musicais da bandinha para que pudessem também reproduzir os sons.
Depois perguntou-se a cada criança qual era o som que lhe agradava mais e também qual era sua música preferida, quem tinha ou conhecia uma caixinha de música, como achavam que era feita uma caixinha dessas, instigando a imaginação.
Na ficha, o objetivo era ligar a caixinha de som com o número 1 ao primeiro som ouvido e assim sucessivamente.
A turma surpreendeu pelo silêncio e concentração na atividade, todos participaram engrandecendo ainda mais essa atividade tão importante para os estudantes e para o seu desenvolvimento.






EMEI. SÃO CRISTOVÃO
A alegria do circo chegou... na EMEI. São Cristovão


Relatório da atividade de musicalização.


Turma: Pré A IV
Professora: Marília Bárbara Leal Zardo
Atividade: “A lagartixa”
Descrição da atividade: A lagartixa é um animalzinho conhecido das crianças, alguns tem medo outros não, esse bichinho pode ser encontrado nas casas, subindo ou descendo pelas paredes. Nesta atividade além da música e a altura do som, foi trabalhado o movimento do corpo, onde as crianças puderam representar os movimentos da lagartixa de subir, descer, correr, ficar parado, ficar grudada na parede. Eles gostaram muito e divertiram-se.
Música: A Lagartixa
Haydée Gorosito
Leonardo Gorisito
A lagartixa corre, corre...sobe, desce
Não escorrega não, não escorrega não
Fica grudadinha
Fica grudadinha
Lá na parede quando para, para
Pra te ver brincar


terça-feira, 29 de novembro de 2016

Atividade: Musicalização a partir da ficha 09- Nuvens

Os estudantes do Pré A II da professora Janaina Vargas Dutra foram convidados a entrar no mundo da imaginação e criatividade com a proposta de no primeiro momento observar o céu, suas cores e as formas das nuvens. Cada estudante imaginou formas diferentes para cada nuvem vista no céu e este momento tornou-se de brincadeira e descontração. Após, os estudantes ouviram a música “Nuvens”, cantaram e dançaram e no terceiro momento realizamos o registro proposto pela Coleção de Musicalização.





segunda-feira, 28 de novembro de 2016

EMEI SÃO CRISTÓVÃO
Escola e família: uma relação dialógica
Projeto Equipe de Apoio ao Ensino e Aprendizagem/2016.

Educação Inclusiva: o que é e como acontece na escola.

Em 2016, realizamos encontros com as famílias dos estudantes para juntos, Escola e Famílias, pensarmos e discutirmos assuntos significativos para a aprendizagem dos nossos estudantes. Divididos em dois encontros, o tema foi a Educação Inclusiva, pais e professores de todos os estudantes se envolveram e participaram das propostas oferecidas para esses momentos.
Acolhidos pela direção da Escola, iniciamos com um momento de sensibilização. Um encontro com o vídeo Cordas, e no segundo com experimentação de novas e diferentes experiências. Os pais participaram, envolvendo-se com as propostas e comentários. Após foi colocado o trabalho realizado de inclusão e como acontece na Escola, e que beneficia a todas as crianças com novas e significativas propostas pedagógicas e metodologias que facilitam e estimulado a aprendizagem de todos. Para concluir os pais e professores ouviram a história infantil: DIVERSIDADE, da Tatiana Belinky e confeccionaram um boneco diferente.
Nossos encontros foram significativos e esclarecedores, onde todos tiveram a oportunidade de falar, perguntar e contribuir. A Educação Inclusiva colhe ótimos resultados quando conseguimos trabalhar com todos os segmentos em parceria. Os dois momentos foram gratificantes para nossa Escola.
Professora Itinerante
Andréa Denise Ceni









quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Tem criança nessa escola!
Tem risada, tem magia
Tem abraço e gritaria
Tem amor, tem alegria.”
E foi assim que as crianças da EMEI D. João Aloísio Hoffmann se divertiram nas atividades proporcionadas em comemoração ao Dia das Crianças.
Teve salão de beleza, escultura com argila, bolhas de sabão, brincadeiras no parque do C.E.U (Centro de Esportes Unificado) do bairro Progresso, tenda de leitura, teatro “O sapateiro” apresentado pelos profissionais da Hilarion, brinquedos infláveis, jogo da velha humano, piquenique no pátio, escolinha de Trânsito, teatro “A Cinderela” apresentado pelas professoras e também teve Baladinha...