sexta-feira, 30 de maio de 2014

Projeto: “Cada ser é especial a seu modo”

Desde a infância, as crianças tem contato com discursos negativos que levam a atitudes preconceituosas na família, na escola ou na comunidade. E muitas vezes essas falas passam despercebidas. Assim, para lidar com as diferenças, é imprescindível que os pequenos se familiarizem com a diversidade em várias situações do cotidiano escolar, integrando a temática, a prática pedagógica, partindo de histórias, músicas, brinquedos e brincadeiras. Possibilitar que elas reflitam sobre tais questões é criar formas de construir novos espaços e novos sujeitos, eliminando as desigualdades em favor do respeito às diferenças através da educação.
Este projeto está sendo desenvolvido na escola, com todas as turmas, pela Equipe de Apoio e a professora itinerante de AEE. 

 
 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia do Brincar na EMEI Lucas Vezzaro

Na tarde do dia 28 de maio as professoras da EMEI Lucas Vezzaro organizaram uma tarde recreativa para comemorar o “Dia do Brincar”, o que para a Educação Infantil torna-se essencial no seu cotidiano escolar, pois é brincando que a criança desenvolve-se socialmente, cognitivamente e afetivamente.

Criança desconhecida e suja brincando à minha porta,
Não te pergunto se trazes um recado dos símbolos.
Acho-te graça por nunca ter te visto antes,
E naturalmente se pudesses estar limpa eras outra criança.

Nem aqui vinhas.
Brinca na poeira, brinca!
Aprecio a tua presença só com os olhos.
Vale a pena ver uma cousa sempre pela primeira vez que conhecê-la,
Porque conhecer é como nunca ter visto pela primeira vez,
E nunca ter visto pela primeira vez é só ter ouvido contar.
O modo como esta criança está suja é diferente do modo como as outras estão sujas.

Brinca! Pegando numa pedra que te cabe na mão,
Sabes que te cabe na mão.
Qual a filosofia que chega a uma certeza maior?
Nenhuma, e nenhuma pode vir brincar nunca à minha porta.

Fernando Pessoa


 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 28 de maio de 2014

DIA DO BRINCAR E DIA DO DESAFIO NA EMEI IRMÃ CONSOLATA

Recebemos em nossa escola a visita de uma Fada que trouxe para cada turma material para fazer uma mágica que algumas turmas transformaram em massinha de modelar, outras confeccionaram um brinquedo de garrafa pet. Também realizamos o Dia do Desafio com uma caminhada no Bairro da Escola. Foi um dia cheio de atividades que as crianças amaram.
 
 
 
 
 

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Formação para professores no NTM

Atualmente estamos presenciando constantes mudanças e novidades no que diz respeito às Tecnologias de Informação (TIC) no campo educacional, e nós professores, devemos estar sempre atentos e buscar o aperfeiçoamento. De acordo com os ensinamentos de Paulo Freire, aprendemos quando ensinamos e ensinamos enquanto aprendemos, desta forma, diante das inovações devemos nos comportar como aprendizes, para poder auxiliar nossos estudantes, também rever aquilo que já conhecemos e aperfeiçoar as práticas que não dominamos. 
O Núcleo Tecnológico Municipal de Erechim proporciona formações para professores, com o objetivo de promover a discussão sobre as TIC e incentivar o uso destas nas Escolas Públicas Municipais.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

O despertar da música na Educação Infantil

No dia 14/05/2014 foi realizado pela Divisão de Educação Infantil da SMEd, um encontro do GEEI, com o tema "O despertar da música na Educação Infantil". Os participantes foram recepcionados na EMEI Ruther A. Von Mühlen, local onde foi realizado o evento, com o concerto "Criando Sons", Projeto da Secretaria Municipal de Cultura. Após belíssima apresentação das crianças e adolescentes, o Secretário Municipal de Educação proferiu algumas palavras ao grupo, também boas-vindas à professora Ana Paula Molossi, mediadora das atividades práticas que envolveram musicalização e expressão corporal. Confira algumas imagens do momento.







segunda-feira, 12 de maio de 2014

Rally na EMEI Lucas Vezzaro!

A EMEI Lucas Vezzaro entrou no clima do Rally nesta sexta-feira dia 09 de maio. Três carros e seus pilotos vestidos a rigor, passaram a tarde no estacionamento da Escola. Os pilotos muito atenciosos às crianças, responderam a todos seus questionamentos, oportunizando as crianças terem o contato bem de perto com o Rally Internacional de Erechim.
A emoção e adrenalina do Rally tomaram conta da EMEI Lucas Vezzaro!







“Mãe... Amor que nasce, brota e faz voar!”

Nos dias 08 e 09 de maio a EMEI Lucas Vezzaro organizou uma belíssima homenagem para as mães da Escola. Inicialmente foram recepcionadas com músicas cantadas pela professora Janaína que teve acompanhamento no violão da Caroline, logo após o Secretário de Educação Alderi Oldra fez um breve pronunciamento, ressaltando a importância das Mães no contexto de suas famílias. Foram duas noites de muitas emoções, que puderam ser vistas e sentidas por parte das mães!

A você Mamãe, um mais do que especial agradecimento,
pelo inigualável significado de sua presença em nossas vidas”






Cuide sua voz: não faça igual à arara!

Para exemplificar os cuidados que devemos ter com o uso da voz, os estudantes da EMEI Lucas Vezzaro na tarde do dia 30 de abril, assistiram a dramatização do livro: “A Arara Cantora” de Sonia Junqueira.
É a história de Aurora, uma arara que vivia feliz na floresta até tomar a decisão de ser cantora. Parou de brincar, de voar e começou a ensaiar. Ela cantava grosso, fino, alto, baixo e de tanto cantar sem parar noite e dia ficou rouca...





As tecnologias aproximando família e escola

Dentro do Projeto Anual que está sendo trabalhado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa no ano de 2014 "Família e Escola: Comprometimento e Responsabilidade", a Educação infantil também desenvolve este tema, por meio dos Clássicos Infantis. Cada mês será abordado uma história para desenvolvimento das atividades. O Projeto inicia com uma Hora do Conto realizada pelas professoras e encerra com uma proposta de atividade em que a família pode participar.
No mês de março foi a vez dos estudantes aprenderem com o Pinóquio, foram desenvolvidas atividades que proporcionassem a conhecimento do próprio corpo, bem como a construção de valores. Para finalizar as atividades do mês houve uma exposição de desenhos do corpo de cada estudante que as famílias usaram a criatividade para desenvolvê-lo.
Buscando uma forma das famílias acompanharem o desenvolvimento das atividades pedagógicas realizadas durante os Projetos, o corpo docente sugeriu criar um blog para que toda comunidade escolar possa ver o que está sendo desenvolvido durante o mês.
Para a construção desta importante ferramenta de comunicação, foi realizado um concurso de desenho onde toda comunidade escolar foi convidada deixar seu voto, o trabalho escolhido será o layout do blog e também usado para outros eventos decorrer do ano letivo.
Esta é uma forma de aproximar nossos pequenos estudantes das diferentes tecnologias, que muito contribuem para o processo de aprendizagem. Fica o convite a todos a acessarem a página da Educação Infantil Othelo Rosa, pelo endereço emeiothelorosa.blogspot.com.br.