terça-feira, 23 de abril de 2013

ABERTURA DO PROJETO ANUAL

A Literatura Infantil vem crescendo cada vez mais no meio educacional e precisamos reconhecer a importância dessa literatura, uma das formas é incentivando a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância. Percebendo a importância e a necessidade dos estudantes estarem em constante contato com os livros e com o mundo mágico das histórias infantis, mesmo antes da alfabetização, um projeto que incentiva a leitura, o conhecimento das obras e personagens de um importante autor da literatura brasileira, bem como sua história, pode ser trabalhado em todas as faixas etárias, basta o professor fazer as adptações necessárias ao nível de sua turma. Estimular o hábito da leitura é tão importante quanto ensinar a tomar banho, comer, escrever... E quanto mais cedo começar melhor. Por meio da leitura e do contato com os livros a criança aprende a nomear o mundo à sua volta, a se conhecer, se expressar e se comunicar com os outros. As histórias monstram um caminho cheio de possibilidades tanto para a vida pessoal como social.
O projeto “Uma viagem pelo universo de Monteiro Lobato”, oferece a proposta de enriquecer a imaginação dos estudantes, proporcionando-lhes a oportunidade de criar e recriar. Lidas ou contadas as histórias constituem-se em generosos processos educativos, pois ensinam, estimulam e motivam. 




FORMAÇÃO NA EMEI. D. JOÃO ALOÍSIO HOFFMANN

No dia 12/04/13 a EMEI D. João Aloísio Hoffmann realizou a Formação Pedagógica, abordando o assunto Educação Inclusiva, ampliando o conhecimento sobre a Síndrome de Autismo e as Deficiências: Intelectual, Física, Visual, Auditiva. Por fim, foi estudado o assunto: Avaliação – Como avaliar o estudante com deficiência?
“O encanto essa perspectiva nova de se entender os nossos alunos como seres tão diferentes, mas impossíveis de serem contidos em uma categorização, em uma classificação. E essa nossa mania de classificar, nossa tendência a formar escolas, a formar sistemas, especializações, etc..., é que nos da muita dificuldade em entender a inclusão. E a inclusão é uma coisa muito natural.(Teresa Mantoan)
A Trilha da Sensibilização foi um sucesso! 



VALORES E VIRTUDES NA NOSSA VIDA

A turma do Pré A I, juntamente com as professoras Aline Reffatti e Daiana Fontana, trabalharam com o projeto: "Valores e virtudes em nossa vida", onde envolveram os estudantes em diversas atividades.
Durante toda a semana os estudantes ouviram histórias, fizeram trocas de carinhos, registros, rodas de conversa e brincadeiras.
Uma das atividades relevantes, foi a história: O amor tem todas as cores de Márcia Honora, onde abordou a diversidade entre Dona Branca e Seu Negreiro.
Como registro, os estudantes pintaram a mão com tinta guache colorida e carimbaram “todo o amor” na folha preta.
Estas atividades tiveram como objetivo aproximar ainda mais os estudantes, respeitar e aceitar as semelhanças e diferenças de cada um. 
 

terça-feira, 16 de abril de 2013

Brincando aprendo valores...

Neste mês de abril, dentro do Projeto Anual “A Arte e a magia do Brincar”, um dos temas a serem trabalhados na EMEI São Cristóvão é os valores. Entre diversas histórias encantadoras trabalhadas na turma do Pré B II uma que deixou a turma impressionada e possibilitou as professoras Taíse Kuszner Dos Santos e Sameli Barella Gauze um trabalho mais aprofundado foi “A Margarida Friorenta”. Foi a partir da hora do conto com fantoches que as professoras perceberam o interesse dos estudantes pela história e que realmente entendiam qual era o “frio” que a margarida sentia.
Após a hora do conto, as professoras fizeram a exploração dos personagens. Os estudantes localizaram em revistas as iniciais dos nomes dos personagens e escreveram o restante do nome de cada personagem. Também em outra oportunidade soltaram a imaginação ilustrando a hora do conto com tinta guache.
E para finalizar o trabalho os estudantes com a orientação das professoras plantaram sua margarida. Porém a atividade não foi só plantá-la, também foi depositar um coração com uma palavra que é seu desejo, desejo que sua florzinha ao nascer trará consigo.
E agora a salinha do Pré B II é só expectativa, estamos esperando nossa salinha ficar toda florida e mais cheia de coisas boas.



segunda-feira, 15 de abril de 2013

“E.M.E.I SÃO CRISTÓVÃO CUIDANDO DO CUIDADOR”

No dia 12 de abril a Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão proporcionou para seus Educadores uma palestra ministrada pela psicóloga Carla Goulart Chaves, com o tema “Cuidando do Cuidador”. Foi um momento muito importante onde refletimos sobre as atividades desenvolvidas tanto no ambiente profissional como pessoal, realizamos trocas de ideias no que diz respeito à atividade docente e a conscientização e motivação sobre as questões que se referem à atividade profissional, ao desejo de estar presente, ao envolvimento no dia a dia.
Após a concretização do trabalho realizamos uma avaliação com os educadores onde relataram que este momento foi de suma importância, o grupo todo adorou o tema abordado o qual superou as expectativas.


HORA DO CONTO: O HOMEM – BISCOITO

Esta semana as crianças da EMEI Lucas Vezzaro tiveram uma hora do conto muito saborosa. Primeiramente as professoras contaram a História “O homem-biscoito”, logo após o conto, utilizando biscoitos, cada criança montou o seu homem-biscoito, exploraram, cantaram, divertiram-se e para concluir saborearam suas produções... 

... e aquele foi o fim do homem-biscoito. Afinal de contas, biscoitos foram feitos para serem comidos, não foram?”






sexta-feira, 5 de abril de 2013

OS AJUDANTES DO COELHINHO...

No dia 26 de março, as turmas do Maternal I A, B e C da Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão das professoras Méri, Daiane e Susiane, reuniram-se para compartilhar o Espírito Pascal.
Com este objetivo, após trabalhar com a história daPrimeira fábrica de chocolatee assim como o Coelho Orelhudo e seus filhotes, as crianças transformaram-se em confeiteiros, produzindo os próprios ovos de chocolate. Com muito alegria, amor e entusiasmo, resgataram o significado da Páscoa e o símbolo da vida.
Vamos dar uma espiadinha nestes Ajudantes do Coelhinho:





















ABERTURA DO PROJETO ANUAL DA E.M.E.I SÃO CRISTÓVÃO

A ARTE E A MAGIA DO BRINCAR

Sabemos que um dos instrumentos essenciais utilizados pela criança para o conhecimento de si e a exploração do mundo é o BRINCAR, o qual é a ferramenta básica para o desenvolvimento da criança em busca de aprendizagens. É brincando que a criança amplia suas habilidades e competências, estabelece e amplia relações, aguça sua curiosidade, exalta sensações e percepções que resultam em aprendizagens.
          Através deste pensar que a Escola Municipal de Educação Infantil São Cristóvão e seus Anexos Madre Alix e CECRIS realizaram a abertura do Projeto AnualA Arte e a Magia do Brincarno dia 18 de março.
      O lançamento do projeto aconteceu nas dependências da escola com oficinas de atividades e caça ao tesouro. As turmas receberão envelopes mágicos com dicas que foram desvendadas levando os estudantes a lugares muito especiais, cheios de brincadeiras e alegria. Foi um dia muito divertido, e ao final um tesouro muito especial e valioso foi encontradoBaú cheio de brinquedos. Cada estudante recebeu um brinquedo para levar para casa e brincar com a sua família.
        Queremos com este projeto oportunizar situações onde o brincar aconteça de uma forma lúdica e divertida, estimulando a criatividade, a imaginação, a fantasia e muitas aprendizagens.
       Confiram um pouco deste momento mágico vivenciado pelos estudantes da E.M.E.I São Cristóvão:
A PROCURA DO TESOURO....

OFICINA DE CONFECÇÃO DE MASSINHA E MODELAGEM

BRINCADEIRAS COM O BAÚ DA FANTASIA

OFICINABOLINHAS DE SABÃO









Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.
O lúdico, ou seja, as brincadeiras, jogos e brinquedos na Educação Infantil são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, pois são atividades essenciais, as quais trazem benefícios nos aspectos físico, intelectual e social. Brincando, a criança desenvolve a identidade e a autonomia, assim como a capacidade de socialização.
Sabendo que o lúdico é um facilitador do processo de ensino-aprendizagem a Equipe Diretiva da E.M.E.I São Cristóvão juntamente com seus educadores proporcionou neste dia 04/04/2013 um momento muito especial. Todos os profissionais pesquisaram, sugeriram, trocaram ideias e confeccionaram vários jogos para auxiliar na prática diária em sala de aula, tornando as aulas ainda mais interessantes e prazerosas, fazendo com que nossos estudantes aprendam brincando.





quinta-feira, 4 de abril de 2013

Abertura do Projeto Anual da EMEI Lucas Vezzaro:

Minha Vida em um dia na EMEI Lucas Vezzaro”

O estudante da Educação Integral vivencia diariamente diversas experiências nos diferentes momentos do seu dia. Isso exige uma organização escolar que pense todos os aspectos da vida infantil: alimentação, higiene, descanso, valores, brincadeiras, socialização, sem deixar de lado a aquisição do conhecimento.
Para tanto, a abertura do projeto teve como foco principal demonstrar ludicamente como é a rotina das crianças na EMEI Lucas Vezzaro através de um teatro realizado e interpretado pelos professores e mascotes da escola.
Em vários momentos da pequena história percebemos as crianças participando e identificando-se como parte desse processo desenvolvido na escola. Para abrilhantar cada turma dará uma sugestão de nomes para nossos mascotes, que posteriormente farão parte do cotidiano da escola, bem como irão prestigiar nossos eventos.
Esta apresentação nos leva a crer que para a criança e para todos os atores do cotidiano escolar, um dia na escola deve ser mais que uma aula, é uma experiência de vida, é a “Minha vida em um dia na EMEI Lucas Vezzaro”.



A Páscoa Divertida da EMEI Lucas Vezzaro


Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim
Um ovo, dois ovos, três ovos assim...”

A Páscoa na EMEI Lucas Vezzaro foi muito especial, recebemos a visita do Coelho e da Coelha que vieram especialmente da “Coelândia” para encantar a tarde das crianças. Os Coelhos fizeram muito sucesso, cantaram e encantaram, brincaram e alegraram...
E para terminar a tarde, os Coelhos esconderam uma surpresa nos ninhos espalhados pelo jardim da escola e as crianças saíram à caça dos seus mimos, foi diversão na certa!




HORA DO CONTO NA EMEI SÃO CRISTÓVÃO

O gosto pela leitura se adquire através de inúmeras intervenções prazerosas e produtivas com livros e histórias. Ciente da importância de proporcionar momentos mágicos, especialmente desenvolvidos para cativar os estudantes com atividades diferenciadas, estamos desenvolvendo dentro do projeto anual da EMEI SÃO CRISTÓVÃO - “A arte e a magia do brincar” - o subprojeto “Hora do conto”. A primeira etapa aconteceu durante o mês de março, com a “Lenda da Páscoa”. O envolvimento de todos os estudantes demonstrou o quanto eles valorizam a contação de histórias. Entrando no mundo da imaginação, as crianças confeccionaram um fantoche, que além de estimular a coordenação motora, levou às famílias um pouco da arte e magia do brincar.