segunda-feira, 23 de julho de 2012

Só alegria nas atividades de encerramento do 1º semestre letivo da EMEI Lucas Vezzaro


      A última semana letiva do mês de julho foi especial na Escola.
      Para cada dia da semana foi planejada uma atividade diferenciada o que contribui para que as crianças gostem cada vez mais de vir para as aulas e sintam o desejo de retornar com mais disposição e alegria no 2º semestre:
  • Segunda-feira: Dramatização de músicas infantis com os personagens Emília e o palhaço “ Pimpolho”;
  • Terça-feira: Hora do conto coletiva: Qual o sabor da lua?
  • Quarta-feira: Teatro das professoras: Rapunzel;
  • Quinta-feira: Hora do canto coletivo;
  • Sexta-feira: Confraternização em comemoração aos aniversariantes do 1º semestre e Show de talentos entre turmas





E as férias chegaram...

       ...que todos possam descansar e recarregar as energias para o segundo semestre.
       Nos encontramos no dia 30 de Julho, às 8 horas, no Centro Cultural 25 de Julho para a Formação de Professores.



segunda-feira, 16 de julho de 2012

DIA DA VOVÓ EDUCAÇÃO INFANTIL OTHELO ROSA

            No dia 26 de julho, comemora-se o dia da vovó, porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha uma idade avançada e a batizou de Maria.
            Festejar o Dia da Vovó, significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, a importância do convívio com as pessoas e com a família. O papel desempenhado pelos avós é muito importante para as crianças, pois costuma fazer parte das nossas lembranças de infância. Buscando resgatar o valor e pensando na importância que as mesmas tem no cotidiano dos estudantes foi realizado no dia 13 de Julho a homenagem para as vovós da Educação Infantil Othelo Rosa.
        As avós foram recepcionadas no ginásio da escola onde realizaram atividade de integração com a professora de Educação Física Aline Trevisan em seguida, prestigiaram a apresentação de seus netos e demais colegas, encerrando esse momento especial com uma calorosa confraternização.





EMEI Lucas Vezzaro encerra o projeto sobre alimentação com as crianças fazendo sanduíches


           No dia 13-07-12, a Escola encerrou o projeto sobre alimentação, no qual as crianças durante os meses de junho e julho, dentre outras atividades, cultivaram alfaces para serem utilizadas no preparo de sauduíches. Nesta semana, com auxílio das professoras, confeccionaram um avental, tendo sua fruta preferida pintada em molde vazado e sob inpiração da história “O Sanduíche da Maricota”, no lanche da tarde, todos puderam escolher e montar seu próprio sanduíche.
          O que nos deixou agradavelmente surpresos e com certeza de que o projeto atingiu seu objetivo foi que a maioria das crianças utilizaram a alface, como um dos ingredientes do prato, e mesmo quem normalmente rejeita a verdura, provou ao menos um pedacinho.





quinta-feira, 12 de julho de 2012

O que uma história pode ensinar?


                   Na hora de escolher uma história para a hora do conto, é preciso ter em mente quais os objetivos, e que seja proporcionado o maior número possível de alternativas de trabalhos pedagógicos. Com este ponto de vista, as professoras da EMEI Lucas Vezzaro, dramatizaram o livro de Ana Maria Machado: Camilão, o Comilão. Dentre as várias opções de intervenções pedagógicas, foi ressaltada a alimentação, a contagem de um a dez e a importância da partilha.
                    Ressalta-se que o teatro é uma das alternativas utilizadas pelas professoras desta escola para reforçar e complementar as temáticas abordadas em sala de aula. 

 
           

quarta-feira, 11 de julho de 2012

UM MUNDO POSSÍVEL DE VIVER


                 A Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen vem desenvolvendo com seus estudantes o projeto anual “Um Outro Mundo é possível. Cuidar de mim e cuidar do outro” com o objetivo de auxiliar nossos estudantes nos hábitos saudáveis buscando melhor qualidade de vida e promovendo ações que orientem e estimulem hábitos saudáveis para a sua vida cotidiana, para o seu bem estar e do outro.
                      As atividades realizadas no mês de junho tiveram como temática “Um Mundo Possível de Viver” com objetivo de integrar nossos estudantes ao Meio Ambiente despertando a curiosidade de conhecer melhor a vida que o cerca – FAZER PARTE DA NATUREZA,desta forma, os estudantes da Educação Infantil entraram em defesa e cuidados com o Planetinha Terra.
                       È importante que nossas crianças aprendam a cuidar da saúde do nosso Planeta bem cedo e observar o mundo que o cerca. E foi assim, através de passeios pelo pátio da escola motivando-os a descobrir o mundo natural em que vivem através de seus sentidos. Junto com seus familiares construíram a árvore dos sonhos (qual o ambiente que queremos?), construíram o trem de ajuda para chamar a atenção sobre os problemas que adoecem o nosso planeta e com o que nos beneficia, a importância das plantas com os chás e finalizaram com a FESTA DO VERDE. FOI UM SUCESSO!!!!
         

Arraiá da EMEI São Cristóvão


        Aconteceu no último dia 07 de julho, a grande festa do Arráia da Emei. São Cristóvão. Foi uma ótima oportunidade de confraternizar e divertir-se com pais, amigos, familiares, estudantes, professores e funcionários da escola.
            O folclore brasileiro está estampado no jeito de nossa gente, nas tradições de nosso povo, na mistura de crenças e hábitos. Tudo isso é tão enfeitado quanto uma fileira das mais belas bandeirinhas.
           Em nossa escola, além de apreciar a tradição das Festas Juninas, tivemos chance de aprender em forma de brincadeiras explorando diversos tipos de linguagens, culinárias típicas, músicas e vestuário caipira.
            Contamos com a participação também dos Anexos CECRIS e Madre Alix, abrilhantando ainda mais este momento. Agradecemos de coração a presença e envolvimento de todos neste maravilhoso evento.



terça-feira, 10 de julho de 2012

Óia as festança sô!

A temporada de festas juninas está chegando ao fim.

Mas ainda dá tempo de aproveitar...

No sábado dia 14 de Julho a partir das 14h., as porteiras da já tradicional "Fazendinha Bôrtolo Balvedi" estarão abertas para mais uma Festa Junina. Vai ter pesca, colheita de brindes na hortinha e no chiqueirinho.

Já na EMEI Dom João a festança acontecerá no ginásio de esportes atrás do bairro Progresso. Muita música comilança e diversão.

E para encerrar a EMEF Jaguaretê realiza sua festa no salão comunitário.

Aproveitem!



A visita do João...


Aproveitando a visita do boneco João, emprestado pela Secretaria de Educação, as professoras da EMEI Lucas Vezzaro apresentaram o teatro “João e o Pé de Feijão”. No final o personagem João ensinou a todos a música sobre sua história:

Joãozinho na cidade
Foi vender sua vaquinha
Ganhou, ganhou, ganhou
Um punhado de feijões
E sua mãe
Brigou, brigou, brigou

O feijão cresceu no terreiro
Foi parar no céu
Ai que medo
O gigante disse a gritar
Vem cá, criancinha
Vem cá

João fugiu com a galinha
Para a casa da mamãezinha
Deixando o gigante
A chorar
Buá, buá, buá...

(Paródia no ritmo da música “Sabiá lá na Gaiola”; autora: Luci P.)

O teatro não parou somente durante a apresentação no pátio da escola, mas teve continuidade em dramatizações espontâneas realizadas pelas crianças em sala de aula.




segunda-feira, 9 de julho de 2012

A música na EMEI. São Cristóvão!


           A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e diferentes emoções para a criança. Auxilia no desenvolvimento do raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.
         No planejamento/estudo da EMEI São Cristóvão do dia 28 de junho a professora Fabiana Lucion esteve trabalhando com os professores as diferentes formas que pode-se utilizar a música com a finalidade de ampliar e facilitar a aprendizagem do educando.
              Foi um momento prazeroso, de ampliar os conhecimentos, divertido e de interação.




terça-feira, 3 de julho de 2012

Projeto de alimentação continua na EMEI Lucas Vezzaro


Música: Sopa do neném 


O que que tem na sopa do neném (2X)


Será que tem espinafre


Será que tem tomate 


Será que tem feijão


Será que tem agrião


                  Dando continuidade ao projeto de alimentação as crianças do MIA e MIB fizeram um sopão em sala de aula. Já as crianças do MIID e E baseados na história "Galinha Ruiva" e com adaptações, fizeram um bolo e as crianças do MII B e C uma deliciosa pizza.

               Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela espécie humana é a laranja, conhecida por ser fonte de vitamina C, nutriente mais importante da laranja. Duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa. É muito utilizada para a produção de sucos e doces, aproveitando-se até mesmo a casca em algumas receitas. Sendo assim, as professoras da EMEI Lucas Vezzaro também aproveitaram esta fruta da estação para explorar durante as aulas e ensinaram os estudantes a fazer o suco, ajudando na conscientização da importância de uma alimentação saudável.







segunda-feira, 2 de julho de 2012

Óia a festança sô!

No próximo sábado, dia 07 de Julho vai ter muita festança!

As escolas Caras Pintadas, Luiz Badalotti e ASSAMI realizarão suas festas a partir das 14h.
Também tem festa na EMEI Ruther e São Cristóvão.
Confira os convites!