quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia do Desafio na EMEI Irmã Consolata


          A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo.
           No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. A prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse. Além disso, auxilia também na manutenção da abstinência de drogas e na recuperação da auto-estima. Há redução da ansiedade e do estresse, ajudando no tratamento da depressão.
           A atividade física pode também exercer efeitos no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.
         No dia do desafio todos participaram, as crianças, professoras, funcionária... todos se mexendo.... 

terça-feira, 29 de maio de 2012

EMEI Lucas Vezzaro - Caixas


           Só uma caixa?
           Não, em Educação Infantil, uma caixa não é simplesmente uma caixa.
           Ela pode ser um trem, um barco, uma porta, uma casa ou uma grande surpresa e nela o professor pode encantar e desenvolver toda uma aula...



Integração Escola e Família na EMEI Lucas Vezzaro


                Acreditamos que o processo educativo torna-se mais eficaz na medida em que a escola e a família compactuem pelos mesmos objetivos. Para que esta difícil, porém recompensadora união ocorra, a escola precisa abrir as portas para as famílias. Isso ocorreu na EMEI Lucas Vezzaro, no dia 05 de maio, com a “I Integração Escola e Família”.
                O evento foi um sucesso pois, além de estudantes e familiares próximos, recebemos a visita de “dindos”, tios, avós e vizinhos. Foram realizadas algumas atividades que podemos destacar: serenata do Grupo Seresteiros dos Escoteiros Tupinambá, peça teatral por voluntários da Igreja Ágape, mateada com distribuição de erva-mate Cristalina, pintura de rosto e salão de beleza. E não podia deixar de faltar a exposição de atividades plásticas realizadas pelos estudantes tendo como temática a família. Agradecemos a todos que colaboraram para que a integração ocorresse, dando um gostinho de “quero mais”...






segunda-feira, 28 de maio de 2012

"Óia a festança sô!"

           Pipoca, pastel, chocolate quente, rapadura, pé de moleque, carapinha...
           Bandeirinhas, fogueira e pescaria...
           Com a proximidade do mês de Junho começamos a viver o delicioso clima de Festa Junina.

           A EMEI Irmã Consolata abre os trabalhos e inovou enviando seu convite por e-mail

 

Vamos participar!

EMEI Lucas Vezzaro - “Criando um mundo de sensações"


          Os professores da EMEI Lucas Vezzaro, ao desenvolverem a temática sentidos, procuraram transformar o ambiente escolar em um “mundo de sensações”, sensibilizando os estudantes para gostos, cheiros, toques, sons e olhares...
                Todo esse universo do “sentir” iniciou com a organização de um ambiente na entrada da escola, onde a cada manhã e final de tarde, os pais e as crianças passavam e sentiam cheiro de ervas aromáticas, sons de pássaros, imagens de ambientes naturais, texturas diversas, além do vento e fitas coloridas tocando no rosto...
                 O trabalho que começou na porta da escola e prosseguiu nas salas de aula, culminou no dia 24 de maio com as oficinas dos sentidos.
                  Cada sala de aula se transformou em um laboratório de sensações, onde as crianças entravam curiosas, e ansiosas tentando imaginar o que encontrariam...
                Com sua imaginação rica, foi fácil por exemplo, aceitar que o “Senhor Olfato” era um personagem real que veio para lhes mostrar todos os cheiros do universo. Que os sons que tentavam adivinhar vinham de uma floresta misteriosa. Que com olhos vendados tinham o poder do toque e da visão na ponta dos dedos e que com eles abertos tudo era tão colorido e fascinante. Ainda descobriram que um pedaço tão pequeno de seu corpo como a língua, pode sentir tantos sabores...
                 Por fim, cada criança passava pela oficina do relaxamento e ao som de uma música suave, ambiente escuro e aromatizado, se acalmavam e tomavam consciência de seu corpo por inteiro! 






 

Hora do Conto - Educação Infantil EMEF Othelo Rosa


           Nas terças-feiras, a cada 15 dias, a Educação Infantil da EMEF Othelo Rosa realiza  a "Hora do Conto".
            Nestes momento são utilizadas atividades lúdicas como estratégias de socialização e aprendizagem, oportunizando ao estudante momentos de expor suas idéias, preferências e valores. Resgatando o momento de ouvir histórias, despertando o prazer e o interesse pela leitura.
             Já foram trabalhadas as histórias: A Cigarra e a Formiga, A Galinha Ruiva, A Margarida Friorenta e Charalina




quarta-feira, 23 de maio de 2012

D. João Aloísio Hoffmann: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM NOSSAS VIDAS!


A leitura é um processo diferente para cada leitor, pois envolve significado pessoal, vivência, conhecimento de mundo e expectativa de cada pessoa. Exige descoberta e recriação, sendo um modo não só de conhecer, mas também de praticar cultura através de um ambiente lúdico, prazeroso e gratificante, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem.
A Escola Municipal de Educação Infantil D. João Aloísio Hoffmann, lançou em Maio, com a organização de um teatro apresentado pela Equipe Diretiva, o projeto "Mochila da Leitura", onde cada turma recebeu duas mochilas, uma para os meninos e outra para as meninas, que servirá para realizar o transporte de livros.
O projeto tem por objetivo possibilitar a resolução de problemas reais da vida da criança, o que contribui para a saúde psíquica e emocional, além de criar o gosto pela leitura, fator primordial para a formação do verdadeiro leitor.
 

terça-feira, 22 de maio de 2012

ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL IRMÃ CONSOLATA É REFERÊNCIA EM ATENDIMENTO A SURDOS


Desde o mês de Abril de 2012 a EMEI Irmã Consolata é escola de Educação Infantil referência no atendimento a surdos do sistema público municipal de ensino, atendendo duas estudantes surdas com o auxílio de uma interprete em libras, facilitando a comunicação.
Professores e funcionários, motivados com esse reconhecimento e buscando um aperfeiçoamento, estão realizando o curso de libras, ofertado pela APADA em parceria com a Prefeitura Municipal de Erechim. 
No dia 08 de Maio, como forma de elucidar essa conquista, a escola fez a entrega de camisetas ao Prefeito Paulo Polis, a Secretária Municipal de Educação Elaine Alves da Rocha, a membros da Secretaria Municipal de Educação e ao então Secretário, hoje vereador, Anacleto Zanella.
 Cada camiseta faz referência ao atendimento especial apresentando o nome da escola em libras e também fazendo alusão ao projeto anual da escola, “Construindo Saberes na Fazendinha Irmã Consolata”, que tem como objetivo mostrar para os estudantes de onde vem os produtos que consumimos, desde vestuário até alimentação. 

INTEGRAÇÃO ESCOLA E FAMÍLIA DA EMEI. SÃO CRISTÓVÃO, UM MOMENTO ESPECIAL!


            Na tarde do sábado, 19 de maio, pais, professores, estudantes e familiares da EMEI São Cristóvão, anexos CECRIS e Creche Madre Alix tiveram um momento único com a realização da I Integração Escola e Família/2012, no Seminário Nossa Senhora de Fátima.
          O principal objetivo deste evento foi proporcionar momentos de integração em um ambiente acolhedor e saudável, a fim de promover o fortalecimento dos vínculos, onde as crianças criam uma ponte segura com educação e amor, bem como troca de experiências entre pais e professores, fortalecendo os vínculos afetivos.
              Na oportunidade as crianças presentes puderam participar de brincadeiras de roda e de corda, pintura de rosto, brincar com bolas, andar de bicicleta e patinete, bem como conhecer a Associação Protetora de Animais Bicho Vadio, que fez uma apresentação de teatro que estimulou o cuidado com os animais.
        A Equipe Diretiva, agradece a participação de todos, que com suas presenças contribuíram para o pleno sucesso do evento.
 



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia das Mães na EMEI Irmã Consolata

Nos dias 10 e 11 de Maio a EMEI Irmã Consolata realizou as atividades para homenagear as mamães, que emocionaram-se com o que foi programado pelos seus filhos, professoras e funcionários da escola.

Pareceres Descritivos na Educação Infantil - GEEI 2012

                      No dia 17 de Maio aconteceu no auditório do Castelinho mais um encontro do Grupo de Estudos da Educação Infantil -GEEI com o tema "Pareceres Descritivos na Educação Infantil".
                      Ministrado pelo Professor Rodrigo Saballa de Carvalho, da UFFS, devido a importância do tema, o encontro foi o de maior procura da história do GEEI, fazendo com que o espaço do auditório fosse completamente ocupado.
                      Seguido o encontro, a EMEI Estevam Carraro fez a exposição do trabalho realizado na escola através do projeto "Quem conta, reconta...Faz de conta!" na troca de experiências promovida pela Educação Infantil da SMEd.





OS VALORES NA ROTINA DA EMEI. SÃO CRISTÓVÃO


O dia 16/05, foi muito especial na EMEI. São Cristóvão.
A Equipe de Apoio, representado pela professora Josiane Rossi Schelski, iniciou o projeto “Os valores na nossa rotina” com os estudantes.
O objetivo principal é auxiliar os pais e as professoras na construção dos valores em nossas crianças, proporcionando a elas momentos de discussão e reflexão sobre os valores mais utilizados no dia a dia (respeito, responsabilidade, amor, amizade, entre outros), bem como incentivar o uso destes na convivência diária tanto na escola quanto fora dela.
A atividade de abertura do projeto foi a Hora do Conto “Se ligue em você” - Tio Gaspa, seguida de uma reflexão de acordo com as potencialidades e entendimento de cada nível. Em conseguinte, os alunos fizeram o registro da história, por meio de um desenho representando “A minha luzinha acende quando...”.
Após a abertura do projeto, os encontros serão mensais, onde serão desenvolvidas atividades de acordo com as dificuldades enfrentadas pela turma no que diz respeito a valores.
Cabe ressaltar que a forma de trabalho utilizada no projeto será o diálogo e a interação com os estudantes. E que este trabalho será realizado de forma coletiva: Equipe de Apoio, Professoras, Funcionárias, Estudantes e suas Famílias.
Ao final do projeto será realizada uma avaliação sobre o mesmo, elencando os pontos positivos, negativos, progressos e sugestões para o mesmo, além de um relatório final.







Educação Infantil da EMEF Othelo Rosa faz passeio pela cidade e homenagem para as Mamães

A Educação Infantil da EMEF Othelo Rosa em comemoração ao aniversário de Erechim, fez um passeio pelos principais pontos turísticos de Erechim, destacando a Prefeitura Municipal, Camara Municipal de Vereadores, Catedral São José e Seminário Nossa Senhora de Fátima.
Já para o Dia das Mães, foi realizado uma mostra de trabalhos, confraternização e apresentação artística onde os pequenos puderam demostrar todo amor por suas mamães.


 



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ed. Infantil da SMEd Erechim faz visita a escolas de turno Integral da grande PoA

No mês de Abril a professora Geovana Paiva Alves, Coordenadora da divisão de Educação Infantil da SMEd Erechim, fez uma visita a escolas de Ed. Infantil em turno integral da grande PoA para conhecer o funcionamento destas escolas, com o intuito de realizar a troca de experiência com as escolas de nossa cidade.