quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Adaptação Escolar

Na fase pré-escolar, o estudante passa por uma fase de ADAPTAÇÃO, ou seja, um processo contínuo de mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento, num ambiente muitas vezes desconhecido por eles: a Escola.
Este processo não inicia com os estudantes, mas com seus responsáveis, pois haverá mudanças na rotina e na vida familiar. Muitos sentem-se inseguros e receosos em relação aos cuidados que a Escola pode oferecer aos seus filhos, por isso é fundamental conhecer o ambiente e os profissionais encarregados em educar e cuidar dos mesmos. É necessário também compreender que mesmo passando boa parte do tempo na Escola, os pais não precisam sentir-se culpados, ao contrário, mostrar desde cedo que é preciso batalhar por aquilo que desejamos. Também é indispensável continuar impondo os limites de sempre, não é preciso compensar a criança com doces, brinquedos ou outras coisas, pois ninguém deve ser recompensado porque passou um dia se divertindo, aprendendo e brincando com seus colegas em um ambiente seguro e apropriado para isso.
As escolas devem planejar-se para esse processo de adaptação, de acordo com as concepções de educação e aos estudantes que direcionam sua prática, sem deixar de pensar em seus professores, pois também passam por um período de ansiedade e preocupação, pois a cada ano que se inicia, começam novas experiências, novas crianças, novos pais... As expectativas são muitas: como serão as novas crianças? Serei bem aceita por elas? Será que elas confiarão em mim?
Desta forma, é importante conhecer os estudantes nas primeiras semanas do ano letivo, não só para a adaptação no contexto escolar, como também para saber com quem e como vai trabalhar, delineando práticas e intervenções que venham ao encontro das necessidades individuais de cada um. Conhecendo os estudantes, é possível aproximar-se deles e transformar relações práticas e cotidianas em relações afetivas, criando um ambiente carinhoso e seguro.
Enfim, o professor é o principal mediador e tem que atender as expectativas dos pais, ganhar a confiança dos estudantes e de seus familiares e ainda, conduzir esse processo, além de trabalhar seus próprios sentimentos para que todos sintam-se felizes e à vontade no ambiente escolar.
REFERÊNCIAS

  • Adaptação psicossocial da criança ao pré-escolar - Raquel Vieira Da Silva, Manuela Veríssimo e António J. Santos (Revista Análise Psicológica, 2004).
  • Discutindo a Adaptação Escolar: um caso a ser vivenciado - Elaine Cristina Alves da Costa Savalli e Márcia do Socorro Cascaes Nery Ramalho Rocha (FAL – Faculdade de Natal)